A forma de streaming que conhecemos atualmente teve um rápido boom nos últimos anos. Deixou de ser uma tendência e se tornou algo comum no nosso dia a dia. Dessa forma, são diversas opções de plataformas, formatos e tipos de conteúdo.
Até mesmo os canais de TV a cabo já estão apostando na programação via streaming. Por exemplo, a Globo Play que, além de filmes e séries, já oferta suas novelas e programas para assistir a qualquer horário.
O Brasil é o segundo país que mais consome serviços de streaming no mundo. Assim, segundo o estudo da Finder, 64,58% da população brasileira assina pelo menos um serviço do tipo, fazendo do Brasil um dos mercados mais importantes, atrás só dos Estados Unidos e na frente da Inglaterra e Alemanha.
A Netflix lidera o número de assinantes no Brasil, representando 25% do mercado global e sendo líder no mercado brasileiro também.
Mas nem tudo são flores. Com a pandemia, o número de serviços de assinantes cresceu abruptamente, assim como novos serviços. Disney Plus, HBO Max, Paramount e Star Plus brigam por um mercado que antes era dominado por Netflix e Amazon Prime.
A chamada “fadiga de streaming” tem criado instabilidade nesse modelo de negócio e queda da quantidade de assinaturas no mundo inteiro. No entanto, acredita-se que o mercado de assinaturas irá aumentar no Brasil.
Segundo a consultoria Betalabs, os clubes de assinatura no Brasil cresceram 19% em 2021 e tendem a crescer em 2022.
A constante criação de novas produções e estratégias de marketing fazem com que a popularidade e percepção de valor de cada plataforma mude o tempo todo. Como resultado, cada lançamento e mudança de preço, o público expressa suas opiniões diariamente nas redes sociais.
Com objetivo de entender a comunicação digital do mercado de streaming, possibilitando uma atuação estratégica dentro do segmento, o TORABIT desenvolveu um estudo sobre tudo o que é falado de streaming nas redes sociais.
Foram monitoradas 673.028 menções de 24 de maio à 10 de junho, coletando menções das principais plataformas de streaming que atuam no Brasil: Amazon Prime, Apple TV, Disney Plus, Globo Play, HBO Max, Netflix, Paramount Plus, Star Plus e Youtube Premium.
Com o intuito de entender todas as dinâmicas do universo de streaming, foi analisada a presença digital de cada plataforma, assim como os principais assuntos, filmes, séries, principais tags, perfis de maior repercussão e etc.
Fonte: Finder
Netflix foi o serviço de streaming mais citado (75%), muito graças ao lançamento da nova temporada da série Stranger Things e Peaky Blinders, sendo assim, fenômeno na internet e fenômeno de audiência; HBO Max (8,2%%) se destaca com a sequência do filme Animais Fantásticos e o novo Batman.
Amazon Prime (5,9%) também detém um perfil ativo, possuindo como sucesso do momento a série The Boys. Disney Plus (3,6%) tem como destaque Doutor Estranho e os filmes da Marvel. Globo Play é o único serviço brasileiro em destaque (3,6%), mas, tendo o seu perfil @globoplay muito ativo, divulgando filmes, séries, novelas e bastidores da produção.
A quarta temporada da série exclusiva Netflix, Stranger Things, foi o assunto mais comentado (38,9%). Em segundo lugar também vemos o lançamento da série da Netflix, Peaky Blinders, bombando (10,3%). Assim, também certo volume de pessoas que dizem acompanhar algum conteúdo, como série e filme, em alguma plataforma (7,3%).
Enfim, percebe-se a indignação dos usuários quando alguma série, desenho ou conteúdo é cancelado por qualquer das plataformas (6,6%). E conteúdos de Anime, são bem discutidos e procurados (6,4%).
Na nuvem de palavras aparecem quais palavras estão mais presentes no monitoramento. Como resultado, o tamanho da palavra é proporcional ao seu aparecimento no universo de busca. Dessa forma, percebe-se como a Netflix e o sucesso de Stranger Things são representados na nuvem.
Globo Play ganha destaque sendo o único serviço brasileiro e marcando relevância dentro do universo de busca.
Stranger Things e Netflix apareceram nas principais hashtags, dessa forma, revelando a força que a série tem entre o público jovem da internet.
Destaque também para as hashtags #championsnahbomax #casadachampions, referente ao campeonato europeu de futebol que é transmitido na HBO Max.
Os perfis das marcas Netflix, Amazon Prime, HBO e Globo Play aparecem entre os perfis com mais interações, assim, revelando o bom trabalho de comunicação e a alta taxa de engajamento que essas marcas conquistam entre o público.
Felipe Neto se destaca pedindo para as plataformas um “resumo da temporada anterior”. Vemos também perfis de fãs comentando sobre filmes e séries.
O assunto é mais falado entre o público feminino (53,4%), à tarde e à noite tendo os picos às 16h e 18h. O tema apareceu mais nos estados de São Paulo (24%), Rio de Janeiro (21,6%), Minas Gerais (7,8%), Paraná (4,5%), Pernambuco (4,2%) e Rio Grande do Sul (4,2%).
Percebe-se como as marcas exercem influência dentro da discussão. Por exemplo, Netflix, Amazon Prime, HBO Max, Globo Play e Disney Plus fomentam a discussão engajando seu público nas redes com posts de lançamentos, memes, curiosidades, e tudo que envolve o universo de séries e filmes das plataformas.
No grafo de menções, por exemplo, podemos ver algumas postagens sobre conteúdos de streaming que tiveram alta repercussão.
Publicado no dia 13 de junho de 2022