Com 3,94% na taxa média diária de engajamento nas redes Facebook, Instagram e Twitter, o gaúcho Zero Hora segurou a liderança no mês de novembro.
O Estadão manteve o segundo lugar, com 2,80% na taxa média diária, enquanto o UOL também repetiu o terceiro lugar, com 2,39%. Tanto Zero Hora quanto o Estadão garantiram os dois primeiros lugares com a ajuda do Instagram, onde alcançaram taxa média diária na ordem de 8,01% e 5,19%, respectivamente, o que “puxou” a taxa média geral de ambos para cima.
A disputa entre Zero Hora e Estadão tem sido ferrenha desde o início do ano. Em dez meses, Estadão esteve à frente cinco vezes e Zero Hora idem. Houve empate em setembro. Falta um mês para ver se algum deles se sairá melhor neste ano no trabalho diário de engajamento de seus leitorados nas redes sociais.
Entre os onze veículos online pesquisados, o que mais cresceu no mês de novembro em relação a outubro foi O Globo, com um impulso de 66% a mais na taxa. Mas a sua taxa diária média de 1,23% o coloca na oitava posição do ranking. Garantiram boas taxas de crescimento no mês também os veículos Folha (37%), R7 (27%) e Veja (23%). Só quatro veículos caíram na comparação entre novembro e outubro: Zero Hora e Estadão (ambos perderam 1%) e Valor e Época com quedas de 7% e 2%, respectivamente. Em se tratando da quantidade de fãs e seguidores, a situação do líder segue inalterada com o R7 bem à frente de seus competidores, com 12,7 milhões de fãs no Facebook . Veja mantém o segundo lugar com 6.878.011 fãs registrados em novembro. No entanto, vem sendo ameaçada pelo UOL, que finalizou o mês com 6.855.161 fãs no Facebook. No Twitter, Veja segue a campeã de seguidores com 7,4 milhões. No Instagram, a liderança também é do R7, com 1,6 milhão de seguidores. Em relação à taxa de engajamento em cada rede, chama a atenção o desempenho do UOL no Facebook e no Twitter onde é o primeiro com 5,47% e 0,37% respectivamente. No Instagram, o Zero Hora segue na frente.
Publicado no dia 2 de dezembro de 2016