fbpx

A plataforma de monitoramento digital Torabit, por meio de seu produto Datatora Política, analisou, entre os dias 18 e 22 de janeiro, as publicações das redes oficiais de Deputados Federais e Senadores sobre a posse do presidente eleito nos Estados Unidos Donald Trump. Também foram analisadas menções de perfis de influenciadores digitais das chamadas esquerda e direita sobre o tema. Foram coletadas menções de Twitter, Bluesky, Facebook e Instagram.

Na Câmara dos Deputados e no Senado, o maior destaque ficou por conta de parlamentares do PL, partido que liderou o total de publicações sobre o tema no período. Entre os deputados, do total de 1.042 menções publicadas, 512 foram de membros do partido, enquanto que no Senado, dos 96 posts, 50 foram feitos por integrantes do PL. 

Com o maior predomínio de publicações de parlamentares de direita, em ambas as casas o sentimento positivo com relação à posse de Trump se destacou. Na Câmara, mais de 71% das menções foram positivas, enquanto que no Senado, a vantagem das publicações pró Trump foi ainda maior, com 91% do total. Vale destacar que, entre os Senadores, foram coletadas apenas 7 menções negativas no período, mostrando que a maior parte dos parlamentares de esquerda da Casa preferiu não se pronunciar em suas redes sobre o tema. 

Além de posts sobre a posse de Trump em si, e as primeiras medidas tomadas pelo novo presidente dos EUA, apareceram com destaque outros dois temas relacionados: o fato de não ter sido concedida permissão para que o ex-presidente Bolsonaro reavesse seu passaporte para poder ir à posse e a repercussão da suposta saudação nazista feita por Elon Musk em seu discurso. 

Por fim, analisando as menções coletadas entre os perfis de influenciadores de direita e de esquerda monitorados, ficou evidente a vantagem que a direta levou no total de interações que conseguiram gerar com suas publicações sobe o tema. Enquanto que na base de perfis de esquerda monitorados foram coletadas mais de 1,3 mil menções sobre o tema período, que geraram 416 mil interações, entre os perfis monitorados de direita foram coletadas 861 menções, mas que geraram mais de 10,3 milhões de interações. 

Câmara dos Deputados

Entre os Deputados Federais, foram realizadas 1.042 menções à posse de Trump em suas redes oficiais. Entre os termos mais frequentes dessas publicações, destacam-se aqueles com um sentimento positivo com relação à posse, com palavras como “Brasil”, “mundo”, “Bolsonaro” e “liberdade”. No caso do ex-presidente, boa parte das citações foi por conta da não liberação de seu passaporte para poder ir aos EUA acompanhar a posse. 

Já entre os termos negativos, destaque para palavras como “democracia”, “imigrantes”, “direita”, “diversidade”, além da presença dos termos “Musk” e “nazista”, em referência ao gesto de Elon Musk em seu discurso, classificado como uma saudação nazista por muitos.

Na nuvem de termos, quanto maior a palavra maior foi a sua frequência nas menções sobre o tema.
Em verde tiveram predominância em menções positivas, enquanto termos em vermelho apareceram com maior frequência em menções negativas. 

Entre os Deputados, quem mais postou sobre a posse foi Messias Donato (Republicano), com 65 publicações, seguido por Carla Zambelli (PL), com 55 menções, e Evair de Melo (PP), com 43 posts. Percebe-se uma clara predominância de parlamentares de direita nas publicações. Entre os 10 deputados que mais postaram sobre a posse, apenas Gleisi Hoffmann (PT) é de esquerda, com 23 menções. 

Na divisão entre partidos, o PL foi o grande destaque, somando 512 publicações entre seus deputados, quase 49% do total de menções feitas pelos parlamentares da Câmara. Na sequência, o partido que mais somou menções foi o PT, com 188 posts, e o Republicanos com 78 publicações. 

Com o predomínio da direita no total de menções à posse do Trump, a divisão de sentimento das publicações dos Deputados foi majoritariamente positiva, apoiando o novo presidente norte-americano, com mais de 71% das menções, enquanto os posts negativos somaram 27,5%. 

Interações

Os parlamentares de direita também se sobressaíram no total de interações geradas com as suas publicações. As menções positivas de Deputados Federais, com relação à posse de Trump, somaram 6.140.525 interações no período, enquanto as menções negativas somaram 760.426 interações. 

Entre os 10 parlamentares que mais geraram interações em suas redes sobre o tema, 8 são de direita. São eles: Eduardo Bolsonaro (PL), Carla Zambelli (PL), Bia Kicis (PL), Marcel Van Hattem (Novo), Mario Frias (PL), Maurício Souza (PL), Luiz Philippe O. Bragança (PL) e Gustavo Gayer (PL). Os dois parlamentares de esquerda a aparecer na lista são Gleisi Hoffmann (PT) e Pastor Henrique Vieira (Psol). 

Senado

Ao todo, os Senadores fizeram 96 publicações repercutindo a posse de Trump em suas redes oficiais, no período analisado. No caso dos parlamentares do Senado, a predominância de publicações favoráveis ao novo presidente norte-americano foi ainda maior, com todos os termos mais frequentes nas menções sendo positivos com relação à posse, com destaque para palavras como “liberdade”, “democracia”, “Deus” e “censura”. 

Na nuvem de termos, quanto maior a palavra maior foi a sua frequência nas menções sobre o tema. Em verde tiveram predominância em menções positivas. 

O Senador com mais publicações sobre o tema no período foi Flávio Bolsonaro (PL), com 21 posts coletados, seguido por Jorge Seif (PL), com 14 menções, e Marcio Bittar (União) e Magno Malta (PL), ambos com 6 publicações. 

Entre os partidos, o PL também foi o que dominou as publicações, como ocorreu entre os Deputados. Senadores do partido somaram 50 menções no período, mais de 52% do total. Na sequência, os partidos com mais publicações foram PP e União, com 12 e 9 posts, respectivamente. 

Com os senadores da esquerda fazendo poucas publicações sobre o tema, o predomínio da direita na casa foi ainda maior do que ocorreu entre os deputados. Assim, mais de 91% das menções sobre a posse de Trump, entre os senadores, foi positiva, enquanto as menções negativas somaram 7% dos posts. 

Interações

Entre os 10 senadores que mais geraram interações em suas redes sobre o tema, 9 são de direita. São eles: Flávio Bolsonaro (PL), Magno Malta (PL), Jorge Sei (PL), Cleitinho (Republicanos), Sérgio Moro (União), Damares Alves (Republicanos), Rogério Marinho (PL), Marcio Bittar (União) e Luis Carlos Heinze (PP). O único parlamentar de esquerda a aparecer entre os que mais geraram interações foi Humberto Costa (PT), com 2 posts sobre o tema no período.

Influenciadores

Além de parlamentares, o Datatora Política também monitora publicações de influenciadores e veículos políticos.

Influenciadores de Direita

Entre os perfis de direita monitorados, foram 861 publicações sobre a posse de Trump, no período analisado, com destaque para menções citando o ex-presidente Bolsonaro, principalmente por conta da não liberação de seu passaporte para poder viajar para os EUA. Outros termos de destaque, que apareceram com grande frequência nas menções, foram “Brasil”, “governo”, “esquerda” e “Biden”. 

Na nuvem de termos, quanto maior a palavra maior foi a sua frequência nas menções sobre o tema

Os perfis que mais realizaram publicações no período foram Jornal da Cidade Online, com 136 menções, Revista Oeste, com 87  menções, e Rose Barros, com 71 posts. 

Ao todo, as 861 publicações coletadas dessa lista de influenciadores de direita geraram 10.322.894 interações nas redes.

Esquerda

Já entre perfis de influenciadores de esquerda monitorados, foram realizadas 1.373 publicações sobre a posse de Trump no período analisado, 59% mais publicações que os perfis de direita monitorados. No caso dos perfis de esquerda, “Bolsonaro” também foi um tema bastante citado mais uma vez por conta da não liberação de sua viagem, entretanto nesse caso mais como piada e memes. 

Entre outros termos mais frequentes, destacam-se também palavras como “Musk”, “nazista”, “gesto” e “saudação”, referindo-se ao gesto de Elon Musk em seu discurso na posse, acusado por muitos de ser uma saudação nazista. 

Na nuvem de termos, quanto maior a palavra maior foi a sua frequência nas menções sobre o tema

Entre os perfis que mais publicaram, destaca-se o Brasil 247, com 384 menções sobre o tema, seguido por Diário do Centro do Mundo, com 308 posts, e Revista Fórum, com 193 publicações. 

Mesmo fazendo mais publicações que os perfis direita monitorados, os perfis esquerda somaram 416.325 interações, quase 25 vezes menos que os posts da direita.

O Datatora Política

O Datatora Política é um produto da ferramenta de monitoramento digital Torabit que coleta publicações de perfis da política brasileira nas redes sociais. São monitorados os 513 Deputados, 81 Senadores, perfis dos Poderes Executivo e Judiciário e influenciadores digitais favoráveis e contrários ao governo. 

As redes monitoradas são Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Bluesky.

compartilhe:
Torabit

Publicado no dia 23 de janeiro de 2025