fbpx

Entre os dias 25 e 26 de março de 2025, as redes sociais brasileiras viveram mais um episódio da polarização política, agora influenciado pela aceitação da denúncia contra Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF). A análise feita pela plataforma de monitoramento digital Torabit revela como deputados, senadores e influenciadores políticos se posicionaram sobre a decisão que tornou Bolsonaro o 1º ex-presidente a se tornar réu por atentar contra a democracia no Brasil. 

  • 81,4% das postagens de deputados foram favoráveis à decisão do STF de tornar Bolsonaro réu; o PT liderou em volume com 649 menções.
  • Evair de Melo (PP) foi o único defensor de Bolsonaro entre os 20 deputados que mais postaram sobre o tema.
  • Érika Hilton (PSOL) teve a publicação com maior engajamento entre deputados, com mais de 251 mil interações no Instagram.
  • No Senado, 68,8% das postagens foram favoráveis à denúncia.
  • Humberto Costa (PT) foi o senador que mais publicou sobre o caso, com 45 menções em dois dias.
  • Flávio Bolsonaro (PL) liderou o engajamento no Senado, com duas postagens somando mais de 120 mil interações no Instagram.
  • Influenciadores de esquerda publicaram mais que os de direita: 1.009 menções contra 397 no mesmo período.

Câmara dos Deputados

Entre os deputados, foram realizadas 1.124 menções ao julgamento da denúncia contra Bolsonaro no STF, nos dois dias analisados. Com uma predominância absoluta de publicações de parlamentares da esquerda, 81,4% dos posts foram considerados favoráveis à decisão do STF, contra 18,6% contrários à aceitação da denúncia pelos ministros da corte. 

Isso aconteceu principalmente porque mais da metade das menções dos Deputados sobre o tema foram realizadas por parlamentares do PT, que somaram 649 posts no período analisado. Na sequência, aparecem os deputados do PSOL, com 169 posts, reforçando o fato de que o tema foi muito mais abordado nas redes por parlamentares da esquerda. O PL, partido do ex-presidente, apareceu na sequência, com 152 posts. 

Os três deputados que mais publicaram sobre o tema são do PT: Bohn Gass, com 38  posts, Alencar Santana, com 30, e Denise Pessôa, com 27. Entre quem defendeu o ex-presidente Bolsonaro nas redes, quem mais postou foi Evair de Melo (PP), com 23 menções, aparecendo na sexta colocação entre os parlamentares com mais publicações. Vale destacar que Evair de Melo foi o único deputado favorável a Bolsonaro a aparecer entre os 20 que mais postaram sobre o tema. 

Ao todo, as publicações dos Deputados sobre o recebimento da denúncia contra Bolsonaro somaram 2.412.788 de interações. A publicação de Érika Hilton (PSOL) no Instagram foi a que mais somou interações no período, com mais de 251 mil no total, seguida por um post de Sâmia Bomfim (PSOL), com mais de 106.289 interações. Entre os defensores do ex-presidente, a publicação com mais interações foi do Pastor Marcos Feliciano (PL), com mais de 54 mil interações. 

Senado

Entre os senadores, foram coletadas 109 publicações sobre o recebimento da denúncia contra Bolsonaro pelo STF. Dessas, 68,8% foram favoráveis à decisão de tornar o ex-presidente réu, enquanto 28,4% foram contrárias à decisão do STF. Além disso, o senador Jorge Kajuru (PSB) fez 3 publicações em que divulgou um vídeo em que conversa com um jurista sobre a denúncia, mas sem se posicionar claramente nas publicações, tornando essas menções neutras com relação ao tema. 

O cenário de predomínio da esquerda no total de menções, ocorrido na Câmara, repetiu-se no Senado, com o PT sendo o partido a somar mais publicações, com 71 posts. O PL apareceu na sequência, com 26 posts. 

Entre os senadores, destaque absoluto para Humberto Costa (PT), que sozinho fez em suas redes 45 publicações sobre o tema, nos dois dias analisados. Na sequência, aparecem Teresa Leitão (PT), com 15 posts,  Flávio Bolsonaro (PL) e Jorge Seif (PL), ambos com 9 menções. 

Ao todo, as publicações dos Senadores sobre o tema somaram 405.090 interações no período. Diferente do que ocorreu na Câmara, no Senado as duas publicações com mais interações foram favoráveis ao ex-presidente, ambas realizadas por seu filho Flávio Bolsonaro (PL) no Instagram. O primeiro post somou mais de 89 mil interações, enquanto o segundo ficou com mais de 33 mil. Na sequência aparece um post de Humberto Costa (PT) no Facebook, que somou mais de 30 mil interações. 

Influenciadores

O Torabit também monitorou perfis de influenciadores políticos e perfis de mídia de direita e de esquerda, para acompanhar como cada um desses grupos repercutiu a aceitação da denúncia contra Bolsonaro. Entre os influenciadores de esquerda monitorados foram 1.009 menções coletadas nos dois dias analisados, enquanto que entre os de direita foram apenas 397 posts no mesmo período, confirmando a tendência de a esquerda ter abordado mais o tema nas redes. 

Entre os perfis de esquerda, os que mais publicaram foram Diário do Centro do Mundo, com 163 menções, seguido por Brasil 247, Revista Fórum e o perfil oficial do PT, com 155, 147 e 110  menções, respectivamente. Em comparação, na lista de perfis de direita o que somou mais posts foi a Revista Oeste, com 56 menções. 

Nas menções dos perfis de Esquerda, se destacam termos como “tentativa” e “golpe”, em referência aos acontecimentos de 8 de janeiro, e “réu”, comemorando a aceitação da denúncia pelo STF. O Ministro Alexandre de Moraes também apareceu entre os termos mais citados pelos influenciadores da esquerda nas redes. 

Já entre os perfis de direita, ataques ao STF e seus ministros, principalmente Moraes, mas também citando Cristiano Zanin e Flávio Dino, aparecem com destaque entre os termos mais citados. Além disso, o termo “suposta” também aparece com bastante frequência, indicando a tentativa de descredibilizar a denúncia. 

Nas interações, como a quantidade de publicações feitas pelos perfis de esquerda foi consideravelmente maior, o total de interações também ficou à frente. Os posts dos perfis de esquerda sobre o tema somaram 3.871.426 de interações, enquanto os realizados pelos perfis de direita monitorados somaram 2.116.734 de interações. 

Entre os perfis de esquerda, a publicação com mais interações foi da Mídia Ninja, com 288.015 no período analisado. Já entre os perfis de direita, o post com mais engajamento foi de Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, que somou 271.464 interações. 

compartilhe:
Torabit

Publicado no dia 28 de março de 2025