Quando falamos sobre o mercado de maquiagem, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, atrás apenas da China, dos Estados Unidos e do Japão, segundo pesquisa do Euromonitor International.
Como todos os mercados, o de maquiagem sentiu o impacto negativo da pandemia, mas começou 2022 com crescimento de 10% nas vendas.
É um segmento dinâmico e muito competitivo. Há grande quantidade de lançamentos de produtos e novas marcas, além da presença de influencers neste mercado.
Por isso, o TORABIT desenvolveu um estudo sobre as marcas de maquiagem brasileiras, com o objetivo de mapear o mercado, tipos de produtos mais desejados/mencionados, marcas com maior volume de menções e o que os internautas falam sobre elas.
Foram monitoradas 104.638 menções sobre maquiagem nas redes sociais entre 1 e 22 de agosto. Analisou-se o sentimento geral das menções, marcas mais citadas e assuntos mais abordados.
No período analisado, a Eudora foi a marca brasileira mais citada nas redes no período analisado. Com 21% das menções do período, o destaque vai para os elogios relacionados à linha em parceria com a influenciadora digital Niina Secrets. Outro ponto relevante do período foi relativo aos produtos para os lábios, como batom e lip tint.
Na sequência vem a Natura, com 19% das interações. Usuários demonstraram surpresa positiva ao avaliar a qualidade dos produtos da marca. A divulgação de promoções e cupons também influenciou no volume de menções sobre a Natura.
Já sobre a Avon, com 18% das menções, o destaque ficou para os elogios sobre o delineador da marca. Usuários recomendaram o produto, principalmente pela fixação e durabilidade.
Os elogios às maquiagens das marcas brasileiras representaram cerca de 43% das menções coletadas no período. Usuários elogiaram a qualidade dos produtos e também o preço de algumas marcas que superaram as expectativas.
Além disso, os usuários também utilizaram as redes para recomendar produtos e marcas (26%). Nas recomendações, vale destacar as indicações de produtos para a região dos olhos, como delineadores e rímel, e para as maquiagens da O Boticário (21%) e Eudora (18%).
Já sobre as menções relacionadas ao desejo de comprar, percebe-se alto volume de menções sobre produtos de rosto como base, pó e iluminadores. Nessa categoria as marcas mais comentadas foram Eudora (30%) e Quem disse, Berenice? (26%).
Quanto às críticas, usuários reclamam dos preços, principalmente da marca “Quem disse, Berenice?”, que tem uma proposta de ser mais acessível porém está com valores acima da média nos produtos do catálogo.
Além de preço, destaca-se também as reclamações da fixação de alguns delineadores que acabam borrando a maquiagem após a aplicação.
A Eudora é a marca mais mencionada no período, aparecendo como destaque entre as principais temáticas. Menções com elogios e desejo de consumo se sobressaíram sobre as críticas apresentadas.
Já as maquiagens de O Boticário apareceram em destaque em relação às recomendações de produtos.
A Avon tem alto volume de elogios, principalmente ligados à fixação e durabilidade dos produtos.
Quando o assunto é maquiagem, o preço é um ponto considerado muito importante. 65,7% das menções foram sobre o valor das maquiagens.. Usuários comentaram sobre a dificuldade em encontrar produtos com preços acessíveis e, muitas vezes, acabam optando por marcas inferiores.
Sobre a qualidade dos produtos, aparecem recomendações e críticas comparativas. Muitos relataram alterações na qualidade de produtos que mudaram a formulação. Mas também elogiaram produtos e marcas que, apesar do preço baixo, conseguem entregar um produto satisfatório.
A pigmentação e a fixação dos produtos também foram destaques em relação aos comentários sobre maquiagens. O produto mais mencionado é o delineador para olhos. Usuários recomendam e elogiam delineadores que pigmentam com facilidade e que possuem grande fixação e durabilidade.
Também foram monitorados e analisados os comentários sobre linhas de maquiagens de influenciadoras digitais Como por exemplo da Boca Rosa (Bianca Andrade) que foi a mais mencionada nas redes sociais (44%).
O produto mais mencionado foi a base, que recebeu elogios pela cobertura e qualidade. Também houve comentários negativos sobre aparecimento de acnes no rosto após o uso do produto.
A linha da Bruna Tavares ficou em segundo lugar com 22% das menções. Destaque para a base, corretivo e blush.
A Mari Maria aparece em terceiro lugar com 17% das interações e assim como as demais, o destaque também vai para comentários positivos sobre a base da influenciadora.
72% do público que fala sobre maquiagem nas redes sociais é feminino, já o masculino representa 28% das interações. No público masculino encontram-se, principalmente, menções relacionadas a interações de humor com piadas e memes sobre o uso de maquiagem .
No mapa abaixo observa-se que, quando o assunto é maquiagem, a região Sudeste tem maior representatividade. Vê-se também que o assunto é igualmente bastante comentado em São Paulo e no Rio de Janeiro.
A faixa de horário com maior volume de menções é entre 18h e 22h.
Na nuvem com as hashtags mais utilizadas no período, destaque para #makeup #Maquiagemprofissional,, #beleza, #makeuptutorial, que mostra o comportamento já apresentado no estudo sobre as indicações de produtos e marcas.
Publicado no dia 29 de agosto de 2022