O varejo brasileiro vem tendo um crescimento consecutivo por quatro meses nesse ano de 2022, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC). Assim, houve um crescimento significativo de 6,2% nas vendas das lojas de eletroeletrônicos em comparação com dezembro de 2021.
O último ano em que houve aumento nas vendas por quatro meses consecutivos ou mais, foi entre maio e outubro de 2020, momento de recuperação de uma quebra brusca, devido ao início da pandemia.
Segundo notícia da CNN, o varejo do estado de São Paulo teve crescimento recorde neste primeiro trimestre de 2022, faturando R$ 252,5 bilhões, equivalente a um crescimento de 10,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.
É a maior alta percentual do primeiro trimestre desde 2010. Esses dados vêm da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no estado de São Paulo (PCCV), promovida pela FecomercioSP.
Foram R $23,5 bilhões a mais nas vendas do 1º trimestre de 2022 em comparação ao mesmo período de 2021. Veja a comparação de crescimento mês a mês no gráfico abaixo:
Leia a reportagem completa:
Tendo em vista esse crescimento significativo nas vendas, o TORABIT desenvolveu um monitoramento, realizado em junho, sobre as principais lojas de varejo do Brasil: Americanas, Casas Bahias, Fast Shop, Havan, Lojas Cem, Lojas Colombo, Magazine Luiza, Pernambucanas, Pontofrio, Ricardo Eletro e Tok&Stok.
Dessa forma, foram monitoradas 77.433 menções das principais marcas do dia 01/06 à 17/06, com o objetivo de entender o comportamento dos consumidores brasileiros em relação às principais lojas de Eletroeletrônico sobre o que se comenta nas redes sociais, o sentimento do público, assuntos mais falados etc.
Cinco lojas se destacam como as mais citadas no Brasil, por ordem: Pontofrio, que agora é Ponto (26%), Casas Bahias (21,6%), Magazine Luiza (20,9%), Americanas (17,3%) e Havan (10,9%).
Americanas, Magalu e Havan possuem perfis próprios nas redes sociais, com uma comunicação institucional forte e constante, justificando a forte repercussão nas redes.
Pontofrio e Casas Bahias também usam da mesma estratégia, porém, com um ângulo mais voltado para o humor. O perfil do Pontofrio é repleto de memes utilizando o pinguim, quase não falando dos produtos.
Enfim, a Casas Bahia, ganha destaque com seu novo mascote, utilizando uma linguagem mais jovem para falar dos produtos, promoções e parcerias.
Na nuvem de palavras é possível identificar as marcas mais citadas, de acordo com o tamanho de cada palavra, como por exemplo: Americanas, Magazineluiza, Pontofrio, Casas Bahia e Havan.
Assim como os assuntos, pode-se identificar um volume de pessoas falando sobre a Juliette que fez anúncios para as Americanas e sobre Luciano Hang que é presidente da Havan.
Como resultado, também é possível identificar muitas palavras como: oi, olá, bom dia, boa noite, entrega, comprei etc., que indicam que os consumidores usam as redes sociais para se comunicar com as marcas, buscando ajuda e pedindo descontos.
Essa é uma nuvem de hashtag muito curiosa, pois mostra como as marcas usam hashtags em suas campanhas e que o volume de publicação das campanhas das marcas é equivalente.
Essa nuvem revela também que a comunicação por hashtag é exclusiva entre marcas. Assim, ao procurar por umas das hashtags no Twitter, é mais provável encontrar uma publicação de uma marca e não um comentário de um usuário.
Quanto aos assuntos mais presentes nas redes sociais, vê-se uma maior concentração de menções sobre pedidos e compras. Em segundo lugar se fala de descontos e promoções, seguidos por entregas e fretes.
Como resultado, isso reforça que os consumidores usam as redes sociais para conversar com as marcas sobre possíveis problemas com compras e entregas, além de falar sobre promoções.
Está sendo cada vez mais comum as empresas utilizarem suas plataformas sociais para atender aos consumidores, usando o SAC. Reflete assim uma forma mais acessível e rápida de entender os problemas e oferecer uma solução.
Magazine Luiza possui como assunto mais relacionado à sua marca: Descontos e Promoções, já que esse tipo de ação é muito frequente no site e aplicativo da marca. Vê-se também um grande volume de menções sobre Compras e Frete.
Assim, as Lojas Americanas exibem como assunto mais relacionado à sua marca as expressões Pedidos e Compras, o que mostra um interesse dos consumidores em resolver possíveis questões com os pedidos. Mas os assuntos Frete, Desconto e Cupons também aparecem associados.
O Pontofrio, se destaca pelas Promoções. Já a Havan e Casas Bahia tiveram menções espontâneas ao assunto Pedidos e Compras, porém, em volume menor em relação às outras marcas.
Os perfis que mais se destacaram nesse meio são os oficiais das marcas de varejo, influenciadores que fizeram parceria com elas e perfis com algum post que teve grande repercussão, como por exemplo o da Beatriz Alves, que conseguiu forte engajamento compartilhando as publis de Juliette, para as Americanas, no Twitter.
Dos consumidores que mais fizeram menções nas redes sociais, o público masculino vem em maioria, com 57,8%. Apesar dos assuntos terem grande volume no período da tarde, o pico de comentários é ao meio-dia.
Quanto às localizações desses usuários, a maioria vem de São Paulo (28,6%), seguido por Rio de Janeiro (18,9%), Minas Gerais (8,3%), Pará (5,4%), Rio Grande do Sul (4,6%) e Ceará (4,2%).
O grafo de menções mostra como o assunto tem forte divulgação e volume de publicação das fan pages institucionais das marcas, que fazem campanhas bem humoradas e conectadas com o jovem. Isso gera um bom engajamento para as marcas, mas a repercussão de menções espontâneas é fraca.
Assim, o destaque vai para o perfil das Americanas que tem a influenciadora Juliette como garota propaganda, ajudando a impulsionar o engajamento da marca.
O Magalu também tem um alto engajamento, devido às parcerias que a marca faz.
Enfim, o perfil da Havan inclui o perfil pessoal de seu dono, Luciano Hang, como perfil vinculado à marca, gerando, também, um alto volume de engajamento.
Publicado no dia 21 de junho de 2022