Um desempenho extraordinário no Twitter, cuja rede foi inteligentemente usada pela Giraffas em junho (provavelmente porque “surfou” em assuntos quentes de cada dia, como entrar na disputa de memes entre Portugal e Brasil – #segundaguerramemeal), fez com que o fast food brasileiro empatasse com a rede americana Subway na média da taxa de engajamento em junho. Esta taxa mede as ações dos restaurantes no Facebook e no Twitter. Subway caiu da média de 0,34% em maio para 0,27% em junho. A façanha do Giraffas foi crescer da média de 0,25% para 0,27%, empatando com Subway.
O efeito maior do Giraffas nas redes em junho aconteceu no Twitter, onde ele pulou de uma taxa de 0,04% em maio para 0,41% em junho – um salto de 925%.
O McDonald’s, a marca mais valiosa entre os fast foods de todo o mundo, segue como o campeão de seguidores quando comprado a seus competidores. É o líder tanto no Facebook (65,5 milhões) quanto no Twitter (388 mil) no Brasil. O desempenho (medido pelo engajamento) do McDonald nas redes sociais, dado o alto volume de seguidores, é muito bom: 0,17% no Twitter; 0,24% no Facebook e média de 0,21% na taxa mensal de junho – o que o coloca em terceiro lugar.
A taxa de engajamento mostra a relação direta da audiência conquistada em cada plataforma social versus o aproveitamento dela a partir dos posts da página, ou seja, o quanto os seguidores da página interagem com as postagens ofertadas. Nos meses analisados, a rede Bob’s pouco postou em suas páginas nas redes, fazendo com que sua taxa de engajamento beirasse a zero.
Por enquanto, em relação às cadeias de fast food, o Torabit divulga as taxas de duas das principais redes: Facebook e Twitter.
Para calcular a taxa de engajamento, o Torabit utiliza uma fórmula bastante simples. A equação é composta pela soma de ações que os internautas fazem em cada rede (curtem, comentam ou compartilham) multiplicada por cem e dividida pelo número de seguidores da cadeia de fast food ao final de cada mês. O resultado, em percentual, é o índice de engajamento em cada rede.
Para compor o índice final, o Torabit calcula a taxa média, nada menos do que a soma das taxas obtidas por cada fast food dividida pela quantidade de redes – duas, neste caso.
O resultado, em percentual, permite comparar qual bloco de internautas é mais ou menos engajado em relação aos concorrentes de qualquer um dos fast foods.
Publicado no dia 19 de julho de 2016