O monitoramento das principais corretoras de criptomoedas do Brasil identifica tanto as tendências do mercado “cripto” quanto a força que cada uma possui nas redes sociais.
Para isso, analisou-se no mês de fevereiro as oito principais corretoras do mercado, identificando o volume de menções, tags mais utilizadas, perfis de maior influência, sentimento e principais assuntos que as envolvem.
Antes de começar, importa entender que essas corretoras são empresas especializadas em intermediar as transações de ativos digitais. Elas prometem, principalmente, manter a segurança nas trocas, compras e vendas dos ativos. Trabalham de forma bem semelhante às corretoras tradicionais.
No mercado de ativos digitais existem algumas opções para negociar as criptomoedas:
– venda direta, aqui as corretoras compram as moedas por um valor mais baixo e vendem com um acréscimo de juros no valor de mercado;
– trade, a corretora realiza a intermediação dos ativos entre compradores e vendedores e o seu lucro virá de uma taxa por operação;
– armazenamento de ativos, a corretora deixa um espaço para criação de carteiras virtuais. Assim, o cliente pode manter os ativos digitais em apenas um lugar;
– empréstimo de criptomoedas, esta é uma nova opção, em fase de teste, que se assemelha aos empréstimos tradicionais feitos em bancos.
Para este levantamento, o Torabit analisou uma amostra de 10.158 menções entre os dias 1 e 22 de fevereiro.
Principais corretoras e volume de menções
São três as corretoras que possuem maior relevância no cenário digital.
A Binance é líder em número de comentários, representando 68,9% das menções referentes a corretoras. No período analisado a corretora teve um elevado número de menções espontâneas graças ao compartilhamento da notícia de que o Nubank não está permitindo transferência via Pix para a corretora, gerando discussão entre os usuários.
A Foxbit (com 17,2% das menções) e o Mercado Bitcoin (responsável por 8%) fecham as primeiras posições de menções nas redes.
Demais corretoras como, BitPreço, NovaDAX e Coinex, também apareceram no monitoramento, porém com menos de 2% de menções na soma das três.
Nuvem de palavras
O tamanho da palavra é proporcional à sua aparição no universo de pesquisa.
Assuntos mais falados
A criptomoeda Shibainu foi o assunto mais falado (27%) dentro do universo das corretoras graças à adição do ativo no portfólio da Foxbit, que gerou buzz nas redes.
Em segundo lugar, destacou-se a polêmica da impossibilidade de transferência via Pix para a Binance (23,7%), o que gerou um debate com um sentimento mais negativo – como mostra o gráfico.
Criptomoedas (17,2%) e Bitcoin (15,7%) são assuntos presentes quando se fala de corretoras.
Volume de menções
No gráfico de volume de menções por período (abaixo), vê-se uma quantidade maior de menções espontâneas referentes à corretora Binance. São pessoas marcando a página ou comentando e usando o nome da corretora.
Já a corretora Foxbit se destaca, pelo forte número de compartilhamento e curtidas de seus posts oficiais. Geram forte engajamento para a página.
A seguir, as menções que mais movimentaram o universo de corretores de cripto no período.
(1) – Binance
(2) – Binance
(3) – Foxbit
(4) – Foxbit
(5) – Mercado Bitcoin
Influenciadores
Canais de comunicação são os perfis com maior número de seguidores a comentar sobre o assunto corretoras de criptomoedas.
Corretoras, bancos e perfis de investimento possuem maior interação.
Quem fala e quando
O assunto é majoritariamente masculino (90,2%) e é amplamente comentado das 12h às 14h e 17h às 18h.
Grafo de conexões
Neste grafo percebe-se a força que cada perfil possui nas redes sociais e seus pontos de ligação com os usuários. Instagram e Twitter são as redes que aparecem com maior quantidade de interações. Mercado Bitcoin, BitPreço e Binance são as corretoras que se destacam no Instagram.
A Binance tem relevância em seu perfil institucional no Instagram, mas no Twitter a corretora se destaca pelos comentários espontâneos dos usuários. Foxbit é a corretora que possui o perfil mais consolidado no Twitter, gerando uma forte rede de interação. O perfil do time de futebol Cruzeiro possui tokens que podem ser negociados via BitPreço, por isso entrou no destaque de influência. O perfil da Babydoge se destaca por comentar sobre a movimentação do ativo Shibainu, assunto que mais repercutiu em fevereiro no mercado de corretoras de cripto.
Cruzeiro
BitPreço
O Torabit é uma plataforma de monitoramento digital que funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana. Quer conhecer mais sobre monitoramento e gestão digital? Fale com o nosso time de novos projetos.
Publicado no dia 23 de fevereiro de 2022