Quem ganhou, quem perdeu?
Quem ganhou, quem perdeu?
Na reta final da campanha, as redes sociais ganham ainda mais peso na eleição. Após o debate de domingo na Record, por exemplo, o Torabit, plataforma de monitoramento digital, apurou as perdas e ganhos de fãs pelos candidatos no Facebook.
Entre 22 horas e 00h15, Bolsonaro, que não foi ao debate, ganhou 8.412 fãs. Em segundo lugar aparece o Cabo Daciolo, com ganho de 2.564 fãs. O terceiro lugar ficou com Ciro Gomes (+1.638 fãs). Ele é seguido por Haddad (+1.063), Boulos (+807), Álvaro Dias (+279), Meirelles (+106), Alckmin (+74). Em último lugar aparece Marina Silva que nada ganhou, mas perdeu 370 fãs!
Bolsonaro protagoniza na rede
O termo “fascismo” foi um dos mais buscados no Google Brasil no período do meio da tarde até a noite de domingo, 30, segundo monitoramento digital feito pela Torabit. O ápice foi às 17, chegando em segundo lugar no buscador. No final da noite, foi para sétimo.
No dia, partidários de Jair Bolsonaro foram às ruas à tarde em várias capitais do País defender o presidenciável, que, no sábado, foi alvo de protestos de mulheres em várias cidades brasileiras e do exterior. Também no domingo, a rede se mobilizou em função do debate com os candidatos à Presidência, realizado à noite pela Record.
Redes gostam mais de Ciro
Jair Bolsonaro foi o candidato mais mencionado na rede durante o debate com presidenciáveis da Record, realizado no domingo, 30, mas foi Ciro Gomes quem recebeu mas menções mais positivas entre os presidenciáveis, segundo monitoramento digital da Torabit.
Já com relação ao índice de favorabilidade, calculado pela soma das menções neutras e positivas menos as menções negativas, Henrique Meirelles encabeça o páreo. O índice varia de -1 a 1, sendo -1 todas menções negativas e 1 todas as menções positivas:
Henrique Meirelles 0,73
Cabo Daciolo 0,71
Haddad 0,71
Ciro Gomes 0,70
Jair Bolsonaro 0,68
Alvaro Dias 0,66
Geraldo Alckmin 0,60
Guilherme Boulos 0,56
Marina Silva 0,53
Quem ganhou, quem perdeu?
Na reta final da campanha, as redes sociais ganham ainda mais peso na eleição. Após o debate de domingo na Record, por exemplo, o Torabit, plataforma de monitoramento digital, apurou as perdas e ganhos de fãs pelos candidatos no Facebook.
Entre 22 horas e 00h15, Bolsonaro, que não foi ao debate, ganhou 8.412 fãs. Em segundo lugar aparece o Cabo Daciolo, com ganho de 2.564 fãs. O terceiro lugar ficou com Ciro Gomes (+1.638 fãs). Ele é seguido por Haddad (+1.063), Boulos (+807), Álvaro Dias (+279), Meirelles (+106), Alckmin (+74). Em último lugar aparece Marina Silva que nada ganhou, mas perdeu 370 fãs!
Marina lidera onda negativa na rede
Marina Silva é a presidenciável mais mencionada por mulheres na rede, mas também é a que recebe o maior volume de menções negativas (25%) na rede, segundo levantamento da plataforma Torabit com 2 milhões de menções sobre eleições no ambiente digital feito entre 25 de setembro e 1 de outubro para o BR18.
Na sequência vêm Jair Bolsonaro, com 23%; Ciro Gomes, com 19,5%; Fernando Haddad, com 19%, e Geraldo Alckmin, com 18%. Já as menções positivas são dirigidas a Ciro, com 22,5%, em primeiro; Marina, com 22%; Haddad e Bolsonaro, com 21%, e o tucano, com 15%.
Marina, a mais citada por mulheres na rede
O nome de Marina Silva é o campeão de menções por mulheres nas redes, conforme análise de quase 2 milhões de citações nas redes sociais feita pela plataforma Torabit, entre 25 de setembro e 1º de outubro, para o BR18.
Ciro Gomes vem em segundo com 39,5% das postagens, Bolsonaro e Haddad empatam em terceiro, com 35% e Geraldo Alckmin vem em quarto com 30%.
Até agora, Haddad quase não falou de Bolsonaro
Até o momento, de acordo com o levantamento, os assuntos favoritos do petista nas redes sociais foram pautas identitárias (como feminismo, movimento LGBT e questões raciais), dominando 36% das postagens, educação (18%), emprego (14%), economia e saúde (5% cada).
Pouca atenção para propaganda eleitoral
Termina nesta quinta-feira, 4, o horário eleitoral do primeiro turno das eleições. E até aqui as redes sociais não prestaram muita atenção no que foi dito pelos candidatos na telinha. De acordo com levantamento da plataforma Torabit feito a pedido do BR18, mostra que os picos de comentários sobre as eleições não coincidem com os períodos das propagandas.
Apenas no horário do almoço (das 13h às 14h), quando se aumenta o uso de celulares, há um leve aumento no momento da propaganda, mas pequeno se comparado aos outros horários de pico nas redes sobre as eleições. O maior movimento ocorre pela manhã, das 10h e 11h (4,3% das menções) e a noite, entre 22h e 23h (6,5%). Os candidatos mais citados são os com menos tempo na televisão e no rádio: Jair Bolsonaro com 54,7% e Ciro Gomes com 15,8%.
70 mil novos seguidores para Bolsonaro
Sem participar do debate da Globo, mas estando durante aproximadamente 25 minutos na Record, Jair Bolsonaro conseguiu mais de 70 mil seguidores na noite da última quinta-feira nas redes sociais. De acordo com a plataforma Torabit, o segundo colocado foi Guilherme Boulos com 26.832. Na terceira colocação está Ciro Gomes, com mais 22.745 seguidores. O quarto colocado também não esteve no debate, foi Cabo Daciolo, com 9.588 seguidores.
Tucanos com problemas também na internet
As coisas não vão muito bem no PSDB. João Doria deverá ter pela frente uma briga de foice contra Paulo Skaf no segundo turno em São Paulo. Geraldo Alckmin nem isso deverá conseguir, de acordo com as pesquisas de intenção de voto. Essa situação se reflete nas redes sociais, onde o ex-prefeito, famoso pelo bom desempenho na internet, consegue ter uma performance tão ruim quanto a de seu padrinho.
De acordo com a plataforma Torabit, na última semana da campanha eleitoral Doria perdeu 2,3 mil. fãs no Facebook. Alckmin teve acréscimo de 18,7 mil fãs. Na nuvem de palavras relacionadas ao ex-prefeito, está o negativo “abandono”, devido a sua saída da Prefeitura. Já Alckmin tem palavras como “falso”, “desgraça” e “sonso”.
A revolução das máquinas (1)
Para detectar os robôs, foram analisados alguns padrões: a proporção entre a quantidade de seguidores e a de quem cada perfil segue, o número de postagens, a descrição atípica do perfil, o tipo de foto, a coincidência de conexões e a quantidade de posts ao longo do tempo, entre outras características. Foram analisadas 1,8 milhão de menções com expressa declaração de voto.
A revolução das máquinas (2)
‘Bolsonaro’ e ‘Ciro’ bombam no #DebateNaGlobo
Segurança é o tema da eleição nas redes
Nestas eleições, o assunto que não saiu da cabeça dos eleitores nas redes sociais foi segurança. Levantamento da plataforma Torabit feito para o BR18, que analisou 10 milhões de postagens sobre o tema eleições feitas desde o dia 31 de agosto, mostra que 41% das postagens foram referentes ao tema.
O segundo tema mais citado pelos eleitores foi corrupção, seguido de pautas identitárias (questões raciais, de gênero, etc.). Confira:
Publicado no dia 2 de outubro de 2018