Chegou a semana final do Jogos de Inverno de Beijing 2022 e o Torabit acompanhou o que se falou sobre o evento nas redes sociais.
Foram analisadas aproximadamente 82 mil menções desde o dia 4 até 15 de fevereiro.
O início dos Jogos foi o período com o maior número de menções, devido à novidade, mas o engajamento do brasileiro em relação aos Jogos Olímpicos de Inverno não evoluiu ao longo da competição, demonstrando perda de interesse numa competição que possui apenas onze brasileiros e nenhuma medalha até o momento.
Devido ao fuso horário, o pico de menções foi de madrugada à 1h da manhã.
A repercussão diária nas redes foi até o começo da manhã perdendo força durante o dia.
As mulheres ficaram na dianteira das menções com 54% dos comentários feitos.
Termos mais citados
O tamanho das palavras na nuvem é proporcional à sua frequência no universo pesquisado. Destaque para a presença do nome do patinador artístico japonês Yuzuru Hanyu, campeão olímpico em 2014, em Sochi, na Rússia, e bicampeão em 2018 nos jogos de Pyeongchang, na Coreia do Sul. O atleta forte torcida brasileira e seu nome aparece em 7% das menções relacionadas aos Jogos.
Modalidades mais comentadas nas redes
O Curling é um dos esportes coletivos mais antigos do mundo, surgiu na Escócia em 1838 e foi o esporte mais popular nas redes.
Assuntos relacionados aos Jogos
O assunto que mais se destacou foi o tema da Covid devido a polêmica decisão da Austrália, que permitiu que uma atleta olímpica disputasse a competição com Covid.
As coberturas do evento, principalmente via TVs, ficaram em segundo lugar.
Sentimento nas redes sociais
O tema Olimpíadas de Inverno possui um sentimento predominantemente positivo entre os usuários brasileiros.
Torcidas, brincadeiras, comemoração e comentários positivos representam 47,2% das menções.
19,6% são menções negativas, formadas geralmente por comentários relacionados ao número crescente de casos da Covid-19 e menções políticas referentes à China.
Em Neutro (33,2%), vêem-se notícias e comentários sem julgamento de valor e sem sentimento claro.
Exemplo negativo–
Influenciadores
Os perfis com maior número de seguidores que comentaram sobre o evento foram os veículos de mídia, como por exemplo, G1, Globo, Veja, Folha, Estadão, GE e Record TV.
Os perfis com maior número de interações nas menções sobre os Jogos foram perfis relacionados à torcidas, como o perfil oficial dos Jogos Olímpicos, o fã clube do patinador Yuzuru e o Time Brasil, perfil destinado a informar sobre atletas brasileiros.
Carmelo Neto, vereador de Fortaleza e conselheiro de Juventude do governo Bolsonaro, foi o único perfil a se destacar nas interações por comentar negativamente sobre a posição da Austrália em relação aos jogos.
Mais seguidores Mais interações
Mais interações
Entre em contato com nossa equipe!
Publicado no dia 16 de fevereiro de 2022