fbpx

Para você que tem acompanhado a série Primeiros Passos, agora é hora de falar do tal do Analytics. Você já sabe que é fundamental acompanhar não só o que falam sobre sua marca, seu perfil, mas também sobre seus concorrentes ou pares.

E, então, a gente te conta que é importante também saber como se comportam os canais oficiais de cada um, os @s em cada rede social – tanto no que diz respeito a conteúdo, que aqui no Torabit chamamos de Ranking de Postagens – como no que diz respeito a métricas, que aqui chamamos de Desempenho de Perfis.

Ranking de Postagens

Monitoramento e conteúdo devem andar juntos, seja para capturar insights do social

listening seja para examinar a fundo os posts já produzidos para saber o que vai melhor no formato ou no conteúdo. Assim, você pode fazer “receitinhas” do que dá certo para as próximas construções de formato, tempo e assunto. 

É aí que o Ranking de Postagens entra. Você encontra ali os posts com maior engajamento do período em cada rede, seja da sua marca, de seus pares ou de seus concorrentes. E aí você recebe bem destrinchado o que tá indo bem!

Desempenho de Perfis

Cadastrar todos os canais concorrentes permite avaliar quantitativamente o que eles postam e entender como tais conteúdos são recebidos em cada base de seguidores, e como isso reverbera.

No Desempenho de Perfis, cada uma das redes tem suas próprias métricas. No Torabit, analisa-se Twitter, Facebook, YouTube, Instagram, Medium, Pinterest, LinkedIn, Spotify e Reclame Aqui.

Exemplo de métricas que o Torabit apresenta em desempenho de perfis sobre o Facebook.

  • Evolutivo de fãs;
  • Atualizações na página por dia;
  • Total de curtidas nos posts;
  • Total de compartilhamentos;
  • Total de comentários nos posts;
  • Total de posts de terceiros na página;
  • Total de pessoas falando sobre a página;
  • Total de impressões nos posts;
  • Total de alcance dos posts;
  • Total de exibições de vídeo;
  • Tempo médio de exibição de vídeo;

Além disso, o Torabit constrói um gráfico em cada rede indicando a famosa Taxa de Engajamento. 

No Torabit, ela é calculada a partir da soma de todas as interações de um período – com o cuidado de atribuir um peso para cada tipo de interação. Já que, quando um usuário curte um post, ele gasta menos energia do que quando comenta, e mais ainda quando comenta e compartilha um conteúdo. Esta soma, ponderada, então é dividida pela base de seguidores

no período analisado. Assim, tem-se a noção do quanto a produção de conteúdo de um determinado perfil é aproveitado pelas bases às quais se dirige.

Na próxima semana serão abordadas as possibilidades na nossa área de Trends e de Rastreio de Notícias.

Se até lá você tiver qualquer dúvida, a gente fica feliz quando recebe um e-mail! Estamos no contato@torabit.com

compartilhe:
Torabit

Publicado no dia 7 de fevereiro de 2022