fbpx

Por conta da campanha eleitoral municipal que se aproxima, ao menos quatro entre as dez maiores cidades do país suspenderam suas atividades nas redes a partir deste mês de julho. As demais continuam com postagens, mas com a ressalva de que não irão não publicar posts com possível cunho publicitário. Interromperam totalmente as atividades nas redes as cidades Curitiba, Fortaleza, Manaus e Recife.Por isso, Torabit deverá suspender as medições dos perfis das Prefeituras a partir de julho.

Em junho, último mês da medição, a prefeitura de Salvador desbancou Curitiba na liderança da taxa média de engajamento nas redes sociais.

Salvador fechou o mês com taxa média de 1,40% de engajamento computados Facebook e Twitter. Foi a cidade que mais conquistou engajamento no Facebook (2,61%). No Twitter, empatou com São Paulo, ambas com taxa de 0,18%.

Curitiba continua líder com a maior quantidade de fãs e seguidores no Facebook e no Twitter. Também lidera, de longe, a quantidade proporcional de internautas conectados em rede em relação à população. 45% da população no Facebook e 11,6% no Twitter.

info-cidade-junho

O levantamento feito pela plataforma de monitoramento digital Torabit relativo ao mês de junho 2016 demonstra também que, em relação ao engajamento, Salvador é seguida por Curitiba e Belo Horizonte.

A taxa de engajamento mostra a relação da audiência conquistada em cada plataforma social versus o aproveitamento dela a partir dos posts da página, ou seja, o quanto os seguidores da página interagem com as postagens ofertadas. No caso, engajamento da página e perfil de cada prefeitura no Facebook e no Twitter, respectivamente. O engajamento mede os likes, os comentários, os compartilhamentos, as favoritadas, os retuítes e as respostas nas redes.

Para calcular a taxa de engajamento, o Torabit utiliza uma fórmula bastante simples. A equação é composta pela soma de ações que os internautas fazem em cada rede (curtem, comentam ou compartilham) multiplicada por cem e dividida pelo número de seguidores do veículo ao final de cada mês. O resultado, em percentual, é o índice de engajamento em cada rede. Para compor o índice mensal, o Torabit calcula a taxa média, nada menos do que a soma das taxas obtidas por cada veículo dividida pela quantidade de redes – duas, neste caso.

O resultado, em percentual, permite comparar quais internautas de cada cidade são mais ou menos engajados em relação aos conteúdos ofertados nas páginas oficiais de cada prefeitura em cada uma das plataformas sociais analisadas.

compartilhe:
Torabit

Publicado no dia 5 de julho de 2016