Com a Páscoa se aproximando, a equipe curiosa do TORABIT decidiu monitorar as menções (de 27/03 a 04/04) nas redes sociais relacionadas à data, com o objetivo de entender o comportamento do consumidor neste ano e a opinião do público em relação ao feriado.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), a Páscoa de 2022 registrou um aumento de 13% nas vendas de ovos, ultrapassando a marca de 10 mil toneladas no Brasil. Para 2023, espera-se um crescimento ainda maior, embora a indústria esteja na fase final de produção dos produtos.
A Abicab compilou os dados da produção do último ano e informa que serão lançados 440 itens de Páscoa em 2023, incluindo 163 lançamentos. Este é o maior número de lançamentos desde 2015, quando a associação começou a contabilizar os dados.
O presidente da Abicab, Ubiracy Fonseca, declarou que a expectativa é de que as vendas continuem em crescimento neste ano devido à situação econômica. A indústria irá oferecer diferentes gramaturas de produtos, a fim de proporcionar diversidade de preços.
Pode vir ovo de colher, ovo de coxinha, ovo de sushi, mas nada supera o tradicional ovo de chocolate. Foram 84% de menções sobre ovos de páscoa, divididas entre: desejo de compra, expectativa de ganhar um, conversas sobre marcas, brindes e sabores, sorteios e reclamações dos preços dos produtos.
“Ovo de colher” foi o segundo tipo que mais apareceu nas menções. O formato surgiu com produção caseira para auxiliar na renda familiar e agora já é um tipo de produto vendido até por marcas, como a Cacau Show, por exemplo. Foram 11,4% de menções de divulgação de venda do produto, desejo de compra e memes com propostas diferentes do produto, como por exemplo ovo de empada de frango.
Caixas de bombons e barras de chocolate têm se tornado uma opção viável para presentear na páscoa quando comparado com os preços dos ovos. Apesar dos usuários das redes sociais expressarem o desejo de comprar, ganhar ou presentear os filhos com os produtos tradicionais da data, o preço é levado em conta e os chocolates mais baratos levam vantagem.
Os preços dos Ovos de Páscoa são pauta frequente nas redes, rendendo muitos memes e reclamações (24%). Usuários se queixam de valores abusivos, o que impossibilita comprar ovos para toda a família. Também vimos, nesta categoria, dicas de como fazer o próprio Ovo de Páscoa, como forma de economizar.
O Coelhinho da Páscoa não ficaria de fora (22%). As menções são de usuários que relembram momentos da infância ao acreditar no Coelho da Páscoa, ou brincadeira e piadas com o personagem.
Religião foi o terceiro assunto mais comentado sobre a Páscoa nas redes (21,5%). Além de perfis religiosos que divulgaram informações sobre a data, destaque para os comentários de usuários comuns sobre a celebração católica.
Família também é um tópico importante para aqueles que tradicionalmente passam o dia com a família (13%).
Uma parcela dos usuários demonstra satisfação com o feriado da Páscoa, para aproveitar a data para descansar (12%). Além disso, há aqueles que planejam viajar durante o feriado, como um dos tópicos bem recorrentes nas redes sociais (4,6%).
Em menor proporção, mas mantendo a tradição, vê-se menções relacionadas à caça aos Ovos de Páscoa (0,7%).
As duas marcas destaques de menções na semana da Páscoa foram a Cacau Show (45,6%) e Lacta (33,8%). Outras marcas também tiveram repercussão, como Ferrero Rocher (7,5%), Nestlé (5,5%), Garoto (2,8%), Kopenhagen (2%), Lindt (1,3%) e Brasil Cacau (1,1%)
A Cacau Show lançou uma nova linha de ovos de Páscoa em parceria com os Ursinhos Carinhosos, e a novidade se tornou febre nas redes sociais. O sucesso do produto se trouxe repercussão positiva para a marca, que teve seu nome compartilhado de maneira espontânea por aqueles que desejavam adquirir o produto.
Já a Lacta foi destaque graças a campanha com a ex-BBB e cantora Juliette. Além da cantora divulgar as linhas de ovos da marca, lançou um cupom exclusivo de desconto “JULIETTE15”, para compra de ovo de chocolate no site da Lacta.
Nuvem de Termos
O tamanho da palavra é proporcional ao seu aparecimento na busca. Os termos mais presentes quando se fala de Páscoa nas redes são: ovo, chocolate, quero, semana, ganhar, colher, caro, reais, fazer, comprar, cesta, ganhei, surpresa e feriado.
Quem está comentando
A maioria das postagens das redes é composta por mulheres (61,7%). A região sudeste se destaca no volume de menções e os horários de picos de postagem sobre páscoa ocorreram às 19h, 21h e 22h.
Publicado no dia 6 de abril de 2023