Faltando poucos dias para a cerimônia do Oscar 2025, marcada para o próximo domingo, dia 2, as redes sociais estão em ebulição. Para entender o que o termômetro digital revela sobre a maior premiação do cinema mundial, a ferramenta de monitoramento Torabit analisou aproximadamente 90 mil menções sobre o evento entre os dias 23 de janeiro e 27 de fevereiro, nas plataformas Instagram, Facebook e Bluesky.
A presença de Fernanda Torres na disputa pelo Oscar de Melhor Atriz e as indicações do filme Ainda Estou Aqui a Melhor Filme e Melhor Filme Internacional despertaram um engajamento frenético dos brasileiros, comparável ao fervor de uma Copa do Mundo.
As redes sociais desempenham um papel crucial na promoção dos filmes indicados ao Oscar, podendo impulsionar positivamente uma produção ou gerar crises de imagem. Um exemplo é a atriz Karla Sofía Gascón, cuja polêmica envolvendo postagens antigas levou a reação negativa do público e ao seu afastamento das divulgações. O impacto foi tão grande que a diretora da Netflix, Bela Bajaria, comentou sobre o caso, destacando a influência das redes na indústria do cinema. Plataformas de social listening, como o Torabit, são essenciais na estratégia, alimentação e direcionamento de campanhas, pois um filme é também uma marca, e toda marca precisa monitorar sua presença digital. Ouvir o que o público fala é fundamental para agir!
Se dependesse do volume de menções nas redes sociais, o Oscar de Melhor Atriz já teria dona: Fernanda Torres. O Brasil mobilizou-se intensamente para apoiar a atriz, refletindo a força do engajamento digital.
Na nuvem de termos, o tamanho da palavra é proporcional à sua frequência nas menções sobre o tema.
Na análise das palavras mais frequentes relacionadas ao Oscar 2025, termos como “Fernanda Torres”, “Brasil” e “Ainda Estou Aqui” lideram, refletindo o engajamento nacional. Além disso, “Rubens Paiva”, “ditadura” e “militares” também tiveram grande presença, evidenciando o impacto do tema abordado no filme brasileiro.
Entre os outros filmes presentes na premiação, destaque para “Emília Perez”, e as polêmicas envolvendo Karla Sofía e para o filme “Conclave” que também apareceu entre os termos mais citados nas menções sobre o Oscar.
Considerando as categorias da premiação, Melhor Filme teve 67,9% do total de menções e Melhor Atriz, 22,6%.
Na nuvem de termos, o tamanho da palavra é proporcional à sua frequência nas menções sobre o tema.
Na nuvem de termos sobre os indicados na categoria de Melhor Filme há também predominância nos termos relacionados ao filme “Ainda Estou Aqui” – Rubens Paiva, Fernanda Torres, brasileiro, Brasil, – revelando a campanha nacional e o engajamento dos usuários com a possibilidade de vitória do filme brasileiro.
“Emilia Perez” e “Conclave” também aparecem entre os termos mais citados no monitoramento.
Sobre os indicados na categoria de Melhor Filme, “Ainda Estou Aqui” aparece na liderança com 45,5% das menções, o que mostra o engajamento do público brasileiro que está em clima de copa do mundo com a possibilidade de vitória.
Na segunda posição, “Emilia Pérez” aparece com 25,9%, sendo outro grande destaque.Vale lembrar que o volume de interações pode ter sido impulsionado pelas polêmicas envolvendo a atriz Karla Sofía Gascón, que geraram um intenso debate online e trouxeram mais atenção para a produção.
Com 14,1% das menções, “Conclave” também aparece entre os filmes mais comentados.Usuários elogiaram o filme e disseram ser melhor que Emilia Pérez, que aparece em segundo lugar. “Anora”, com 9,1% vem em seguida com comentários positivos e principalmente focando na atriz Mikey Madison.
Com uma presença bem mais tímida nas redes aparecem “O Brutalista” com 2,6% das menções, “A Substância” (0,9%), “Um Completo Desconhecido” (0,8%) e “Duna: Parte II” (0,8%).
Na nuvem de termos, o tamanho da palavra é proporcional à sua frequência nas menções sobre o tema.
Na nuvem com os termos mais citados nas redes sociais, além da visibilidade do nome da atriz Fernanda Torres pela sua indicação na categoria de Melhor Atriz, destaque para o termo Patriota. O termo foi utilizado como ironia nas redes sociais para criticar a atitude de brasileiros de direita que estavam torcendo contra o filme nacional “Ainda Estou Aqui”, que aborda o período da diatatura no Brasil.
Apesar de “A Substância” não aparecer entre os filmes mais comentados, Demi Moore aparece entre os destaques dos termos mais falados. Usuários comentaram que apesar de torcer por Fernanda Torres, acreditam que quem irá levar a estatueta será a atriz de “A Substância”.
Se rede sociais decidissem o resultado do Oscar 2025, Fernanda Torres
Com 71,6%, Fernanda Torres foi a mais comentada nas redes sociais na categoria.
Vídeos da atriz em entrevistas antigas e cenas das séries Tapas e Beijos e Os Normais viralizaram nas redes sociais, o que mostra o engajamento dos brasileiros com a indicação da atriz na categoria.
Demi Moore aparece em segundo lugar, com 12,3% das menções. Além de elogios pela sua atuação, usuários comentaram que acreditam que a atriz será a vencedora. Karla Sofia Gascón aparece em terceiro lugar, com 12,2%. Cyntia Eviro de Wiked aparece com 2,5% e Mikey Madison de Anora com 1,4% das menções nas redes sociais sobre a categoria.
A categoria de Melhor Filme Internacional refletiu padrões semelhantes aos de Melhor Filme: Ainda Estou Aqui liderou com 68,2%, seguido por Emilia Perez (30,2%). Os demais indicados receberam menos de 1% das menções: A Garota da Agulha (0,7%), Flow (0,6%) e A Semente do Fruto Sagrado (0,3%).
Zoe Saldaña (Emilia Perez) e Ariana Grande (Wicked) concentraram a maioria das menções na categoria, com 54,9% e 32,3%, respectivamente. As demais indicadas, Isabella Rossellini (Conclave), Monica Barbaro (Um Completo Desconhecido) e Felicity Jones (O Brutalista), tiveram presença bem mais discreta.
Essa categoria teve um equilíbrio maior. Colman Domingo (Sing Sing) liderou com 30,6%, seguido de Sebastian Stan (O Aprendiz) e Timothée Chalamet (Um Completo Desconhecido), com 20,2% e 18,6%, respectivamente. Adrien Brody (O Brutalista) registrou 16,7% e Ralph Fiennes (Conclave), 13,9%.
Kieran Culkin (A Verdadeira Dor) foi o mais mencionado, com 48,9%. Em seguida, vieram Guy Pearce (O Brutalista), com 18,3%, e Edward Norton (Um Completo Desconhecido), com 17,7%. Jeremy Strong (O Aprendiz) ficou com 12,4%, enquanto Yura Borisov (Anora) teve apenas 2,7%.
Coralie Fargeat (A Substância) dominou a discussão, aparecendo em mais de 50% das menções. James Mangold (Um Completo Desconhecido) e Jacques Audiard (Emilia Perez) vieram em seguida, com 17,7% e 16,9%, respectivamente. Sean Baker (Anora) teve 13,7% e Brady Cobert (O Brutalista), 0,8%.
Publicado no dia 28 de fevereiro de 2025