A cada ano que passa, o mercado de games cresce no Brasil e atrai mais investidores. Eles trazem novas possibilidades para a indústria. Em 2021, o segmento movimentou cerca de R$ 11,8 bilhões no Brasil, tornando-o o maior mercado da América Latina e o 12° do mundo. 

O Brasil possui também um dos maiores públicos dentro dos e-sports (campeonatos gamers competitivos), com premiações milionárias. Entre os principais times inclui-se a Loud, com mais de 25 milhões de seguidores e uma das maiores organizações da América Latina.

Com o objetivo de compreender o mercado brasileiro de games e o comportamento dos consumidores de games e e-sports, o TORABIT monitorou 143.228 menções nas redes sociais no período de 24/10 à 07/11. Continue lendo para saber mais.

Fontes:

https://forbes.com.br/forbes-tech/2022/10/maiores-equipes-de-games-do-brasil-somam-mais-de-100-milhoes-de-fas/

https://www1.folha.uol.com.br/mpme/2022/08/mercado-de-games-cresce-no-pais-e-atrai-cada-vez-mais-empreendedores.shtml

Games mais citados

Antes visto como brincadeira, os jogos eletrônicos atingem uma diversidade de públicos e se tornaram um vigoroso mercado para se acompanhar de perto. 

Jogos como Fortnite, Minecraft, Counter-Strike e League of Legends reúnem milhões de pessoas jogando e assistindo streaming de partidas, todos os dias. Menções sobre jogos, campeonatos e equipes chegam aos Trending Topics do Twitter todas as semanas. 

God of War Ragnarök lançamento exclusivo da Playstation foi o jogo mais citado no período de análise. O jogo de aventura produzido pela Santa Monica Studio, é sequência da aclamada versão de 2018 de God of War. 

O game se destaca entre os internautas pela jogabilidade, gráficos e o riquíssimo enredo ambientado na mitologia nórdica, onde você joga com o Kratos, o Deus da Guerra. Antes do lançamento da sequência, foi o jogo com mais menções (12,6%).

Minecraft é um dos mais jogados do mundo e um dos mais citados no Brasil (12,3%). O jogo de aventura online, possibilita ao jogador explorar, interagir e modificar um mapa gerado dinamicamente e feito de blocos. O principal público é o infantil, principalmente porque possibilita a imaginação e criatividade em um mundo totalmente expansivo.

O Grand Theft Auto V (popularmente conhecido como GTA), é um jogo eletrônico lançado pela Rockstar Game. É uma franquia presente desde a infância dos brasileiros, constantemente usada em memes nas redes sociais, tornando-se um dos games mais comentados entre os internautas (10,1%).

Valorant é um jogo produzido pela Riot Games que, em poucos anos, entrou para o cenário competitivo mundial e hoje é febre entre os jogadores. A mistura de tiro com poderes táticos encantou o público por sua jogabilidade e foi o FPS (First Person Shooter) mais comentado entre os internautas brasileiros (8,8%).

League of Legends, também conhecido como LoL, é um jogo eletrônico do gênero multiplayer online battle arena (MOBA), também desenvolvido pela Riot Games. É frequentemente citado como o maior esporte eletrônico do mundo, com um cenário competitivo internacional composto por doze ligas. Possui uma sólida base de fãs no Brasil, que acompanha campeonatos, streamings e eventos do game (8,1%).

Outros gêneros de Battle Royale e FPS e MMORPG aparecem em destaque, como Fortnite (7,5%), Free Fire (5,1%), Overwatch (4,7%), Counter-Strike (4,5%), e Roblox (4,3%). 

grafico games

God of War

God of War é o maior atrativo de todo o lineup de jogos do PS4/PS5 do momento. Foram mais de quatro anos de espera até que se chegasse ao God of War: Ragnarok, sequência que figura entre os títulos mais esperados do ano. 

Durante o lançamento do game no dia 09 de novembro, verificou-se a popularidade do game. Quase ⅓ das menções sobre jogos eletrônicos nas redes foram sobre o lançamento do jogo.

(menções do dia 8 a 9 de novembro, popularidade do God of War em relação aos outros games)

grafico games

Modalidades em destaque

O gráfico mostra quais são os gêneros mais citados pelos internautas brasileiros. 

O lançamento de God of War Ragnarok fez o gênero aventura ser o mais popular da internet no mês de novembro. Junto à franquia, nomes fortes ajudaram o gênero a ser o favorito entre os internautas no período, como Minecraft, GTA V e Ark Survival (37,9%).

O Battle Royale, jogo competitivo onde o último sobrevivente é campeão, foi o segundo gênero mais comentado entre os internautas brasileiros. Popular no Brasil e no mundo, os principais jogos da modalidade são: Free Fire, Fortnite, Call of Duty, Apex e PUBG (25,2%);

FPS (First Person Shooter), jogo de tiro em primeira pessoa altamente competitivo. Nota-se a presença de jogos como Counter-Strike, Valorant, Rainbow 6 e Overwatch (16,8%).

Moba (Multiplayer Online Battle Arena) é uma modalidade de jogo online competitivo. Unindo habilidade e estratégia, dois times disputam a vitória dentro da arena. Os principais representantes da categoria são League Of Legends e Dota 2 (9%).

MMORPG (Massively Multiplayer Online), é um tipo de jogo online de interpretação de personagens com multi-jogadores. Dentro do jogo constituem-se verdadeiros “estados”, com leis, comércio, taxa de câmbio, clãs, missões, competições etc. Seu principal representante no momento é o Genshin Impact, mas a modalidade ficou mundialmente conhecida pelo jogo World of Warcraft (6,3%). 

Em Mobile (jogos para celular), apesar da forte adesão entre o público brasileiro, é um tipo de game mais descompromissado e menos comentado. Os principais jogos são Subway, Candy Crush e Clash of Clans (2,6%).

Em esportes, vê-se jogos competitivos online com a temática de esporte, como FIFA, NBA e Rocket League (1,9%).

grafico games

Consoles mais citados

Entre os consoles mais citados, o Playstation foi o grande destaque (52,9%). O lançamento de God of War exclusivo para a Sony teve um grande papel nesse resultado, assim como lives de Call of Duty e Fifa no PS5. O GamePass da Playstation se tornou muito popular entre os usuários do console, sendo também um fator importante.

PC é a segunda categoria mais citada (28,4%). Alguns jogos são exclusivos para PC, como MOBAs (Lol e Dota 2) e FPS (Counter-Strike e Valorant), formando uma comunidade pelos jogos disponíveis na plataforma e competições e-sports.

X-Box One é o videogame mais barato e um dos mais vendidos no mundo, pelo melhor custo benefício. Destaca-se pelos comentários sobre jogos e notícias do universo gamer (16,1%).

A Nintendo apresenta uma estratégia mercadológica diferente. Não possui foco em jogos online no cenário competitivo e, sim, em jogos friendly e single player. Mesmo assim, o console suporta jogos como Overwatch, Fortnite e Minecraft, aparecendo no radar de menções (2,5%).

Steam Deck, console novo lançado pela Steam, não possui grande volume de menções em comparação a outros consoles já consolidados (0,1%). 

grafico games

Playstation

PC

X-Box 

Major Rio Counter-Strike 2022

O Intel Extreme Masters Season XVII – Rio Major 2022 –  é o décimo oitavo campeonato Major de Counter-Strike: Global Offensive. Está sendo realizado no Rio de Janeiro, entre 31 de outubro a 13 de novembro de 2022.

O que chamou atenção do mundo foi o empenho da torcida brasileira em apoiar a Furia, único time brrasileiro a ser classificado para a fase de grupos. Com narração de Alexandre “Gaules” na Twitch, o campeonato é referência em e-sports e organização.

Gaules foi o Streamer mais visto do mundo em outubro, com mais de 15 milhões de horas assistidas, ficando na frente do Canadense xQc. As narrações do campeonato Major Rio, com mais de 250 mil visualizações simultâneas, ajudou na popularidade de Gaules e da repercussão do Counter-Strike nas redes.

Outro assunto em destaque foi a aposentadoria do jogador Fallen, um dos maiores jogadores de Counter-Strike do mundo, que representa a organização profissional multirregional Team Liquid. O jogador foi tão importante na história do jogo que o perfil oficial do Counter-Strike agradeceu sua contribuição com o e-sport.

Vídeo e Streaming

Assistir ao gameplay de um jogo antes de comprar, tornou-se muito comum entre os usuários. Há aqueles que preferem somente assistir e acompanhar os jogadores profissionais criando estratégias ao vivo. 

O mercado de streaming e vídeo movimenta bilhões e influenciadores usam suas redes sociais para divulgar suas lives.

A Twitch, site onde streamings fazem lives de gameplays, é a plataforma mais citada quando se fala de games nas redes sociais (52,1%). O major de Counter-Strike, transmitido pelo streaming Gaules, ajudou a plataforma ser muito comentada. Hoje a Twitch se tornou referência no Brasil quando se fala de gameplay online.

Youtube, maior plataforma de vídeo do mundo, disponibiliza review, análise e gameplay de jogos. A plataforma também foi amplamente citada por creators que divulgam suas jogatinas online (47,9%).

grafico games
https://twitter.com/brenoluizbp/status/1589744674331586562

Perfis em destaque

Dentre os perfis com mais seguidores que engajam no assunto de games vê-se influências como Neymar, Felipe Neto, perfis de jogos e de notícias.

Mais seguidores 

https://twitter.com/felipeneto/status/1587103723377119233

Nuvem de Termos

O tamanho das palavras é proporcional ao seu aparecimento no universo de pesquisa. Nota-se visualmente a força de jogos como Minecraft, GTA, e League of Legends dentro deste universo. Palavras que acompanham esse universo também: jogar, jogo, gente, entrar, horas, hoje, aqui e live.

Em hashtag nota-se a forte presença dos games Fortine, Overwatch e Genshin Impact. Serviços de hackers também são encontrados na nuvem, com as hashtags #hacking, #hacked 

Nuvem palavras

Nuvem hashtag

Mapa, Hora e Gênero

Ao analisar o que é falado, também é importante entender quem é o público. Os gráficos abaixo mostram o público masculino (66,2%) em predominância no assunto, com maior volume de menções das 19h às 23h. 

Grande parte dos comentários estão concentrados nos estados de São Paulo (28,7%) e Rio de Janeiro (19,7%).

mapa
grafico
grafico games

Grafo de Conexões

Posts bem humorados e memes foram as publicações que mais engajaram nas redes sociais. O influencer Felipe Neto engajou com sua gameplay de Among Us. 

Nem a política escapou das brincadeiras do mundo game, envolvendo até boatos de que Bolsonaro teria virado pro player de Lol.

grafo de menções games
compartilhe:
Torabit

Publicado no dia 10 de novembro de 2022