Criptomoedas são uma espécie de dinheiro, tipo o Dólar ou o Real. Só que elas não existem de maneira física, sólida, como um papel moeda. Você não consegue pegar nelas fisicamente. Elas são digitais, estão no ar por aí e nenhum governo as emite, como no caso do Dólar ou do Real. As criptomoedas mais conhecidas são: Bitcoin, Ethereum, Binance Coin, Cardano, Tether, Solana, XRP, Polkadot, Dogecoin e USD Coin, mas existem muitas outras.
Elas servem para a mesma coisa que o dinheiro, digamos “normal”. Cada uma dessas moedas têm um código só delas que não pode ser alterado. Cada transação, do tipo comprar algo, é realizada e protegida por criptografia. Todas as transações são registradas em um repositório gigante que é chamado de blockchain e que é um banco de dados público.
Então, por exemplo, eu tenho um bitcoin com um código que podemos chamar de “xyz” e faço uma compra. Essa compra vai para o blockchain que assegura que ninguém mais tenha feito antes essa transação com o bitcoin xyz e a transação é efetivada e aí a moeda vai acontecendo.
Depois dessa introdução para contextualizar o universo da criptomoeda, vamos ao que interessa. Este post de hoje é um overview sobre o que conversam as pessoas no Brasil sobre as criptomoedas na internet nas redes sociais.
O Torabit analisou aproximadamente 65 mil menções, do dia 24 de janeiro ao dia 9 de fevereiro, sobre tudo o que se falava sobre criptomoedas e sobre os nomes das 20 mais valiosas atualmente.
Dados de fevereiro de 2021 – Fonte: Investing
A moeda Bitcoin está presente em 71% das menções das menções sobre criptomoedas nas redes. Na nuvem de termos abaixo, onde o tamanho da palavra é proporcional à sua frequência, vê-se a relevância do Bitcoin. Depois vem a Ethereum, segunda em valor de mercado e segunda mais citada, com 13%. Cardano apareceu em 4% das menções, Binance Coin em 3,8% e Solana fecha as cinco mais faladas com 1.6%.
Volume de menções por moeda e por dias ao longo do período analisado.
Hashtags
As hashtags mais citadas no universo de criptomoedas têm a ver com os nomes das moedas, mas até política e covid aparecem também. Listamos abaixo as 49 que mais aparecem:
Assuntos mais falados:
Os tais tokens não fungíveis (NFT) que são representações digitais de qualquer coisa única, tipo um certificado digital, uma obra de arte, um tuíte, se mostrou presente como principal assunto quando se falou de criptomoedas nas redes.
Exemplos de postagens
Quem, quando e onde falam
81,7% dos posts sobre criptomoedas foram produzidos por homens!
Região sudeste: 32% das menções vieram de São Paulo, 17% do Rio e 8,5% de Minas.
O horário do almoço foi o de maior volume de conversa sobre o universo.
Abaixo, os perfis que mais influenciaram com mais seguidores e com mais interações respectivamente sobre o assunto.
Quer acompanhar mais sobre este assunto, sobre o seu assunto, sobre sua marca? Então fale com a gente no contato@torabit.com
Publicado no dia 10 de fevereiro de 2022