Após três anos de uma pausa forçada por conta da pandemia, a edição 2022 do Rock in Rio 2022 veio com tudo. Com uma média diária de 100 mil pessoas no evento e recorde de audiência na transmissão ao vivo, o evento gerou muitos comentários nas redes. 

Entre elogios e críticas, o TORABIT monitorou quase 3 milhões de menções (exatas 2.986.887) nas redes sociais sobre o Rock in Rio de 11/08 a 12/09. O objetivo foi analisar os artistas mais comentados, assuntos muito abordados e o nível de presença dos patrocinadores nas redes.

Artistas mais citados Rock In Rio

Ao todo foram mais de 1,2 milhão de menções referentes a artistas internacionais e nacionais que marcaram essa edição do Rock in Rio 2022.  

Dos artistas mais citados nas redes sociais, vê-se com maior destaque Justin Bieber (17,8%), Coldplay (14,6%) e Ludmilla, com 7% das interações. 

Justin Bieber ficou em evidência não só pela performance no festival, mas também pelo cancelamento dos outros shows que faria no Brasil após o Rock in Rio. Até a entrada do artista no palco, os usuários estavam apreensivos, sem saber se ele iria mesmo se apresentar.

Coldplay, a banda headline do Palco Mundo em 9 de setembro, fez um show performático, mesmo sob chuva, conseguindo engajar o público presente e também quem acompanhava o festival pela TV. O show ficou marcado pela conexão que a banda criou com o público.

Um grande destaque da apresentação do Coldplay foi a pulseira distribuída à plateia para criar efeitos de luzes durante as músicas. A performance da música Magic, cantada toda em português, também foi motivo de muitos comentários nas redes. 

Ludmilla se apresentou na noite de 11 de setembro, no palco Sunset, mas ficou entre os assuntos mais comentados do dia no Twitter. Além de ter recebido um grande volume de menções, a cantora foi muito elogiada pela performance. 

Veja abaixo alguns exemplos de posts e gráfico com outros artistas citados.

Assuntos mais presentes sobre o Rock In Rio

A locomoção até o festival foi a temática mais mencionada nas redes no período analisado. Com cerca de 21% dos comentários, usuários relataram muito trânsito e filas nos transportes específicos para o evento.

Em segundo lugar está a segurança do evento, com 13% das menções. No balanço dos três primeiros dias de festival, a Polícia Militar registrou 600 ocorrências, a maioria furtos. 

Destaque (13%) para os elogios a estrutura do evento, que conta com diversas atrações, não só musicais, além das configurações dos palcos que mudavam de acordo com o artista.

Um motivo de críticas prévias ao evento foi o valor das hospedagens. Muitos internautas comentaram sobre ter vendido os ingressos, pois não concordavam com os valores ditos abusivos de transporte e hospedagem.

Patrocinadores do Rock In Rio

Itaú foi o patrocinador mais mencionado nas redes sociais. Com 59% das menções, o banco, que tinha um palco no Rock in Rio em parceria com o Tik Tok, levou nomes como Juliette,  Pedro Sampaio , Baco Exu do Blues Fresno etc. para o evento.

Também influenciados pelas apresentações, o Tik Tok, foi o segundo patrocinador mais citado (10%). 

As Lojas Americanas (8%) contou com uma loja dentro do evento, onde os usuários puderam comprar alimentos e bebidas. Nas redes sociais a marca aproveitou para lançar promoções para quem estava presente no evento.

Jade Picon participou da campanha da Tim, alavancando o engajamento da marca (6,9%); enquanto a Coca-Cola convidou Casimiro para uma live durante as festividades  (5,4%).

Cupons de desconto e moda fashion do Rock in Rio marcaram a presença da C&A (2,2%); Heineken foi a cerveja oficial do evento (2%); Doritos lançou o seu novo sabor pizza, gerando repercussão (1,8%).

A Prefeitura do Rio também aparece entre os patrocinadores com mais visibilidade pela organização do evento (1,6%).

Quem comentou nas redes

As mulheres são as que falaram mais sobre Rock in Rio, 59,6%, contra 40,4% de homens. O Rio de Janeiro, onde aconteceu o evento, foi o local de onde veio a maior parte das menções (31,5%), logo em seguida vê-se São Paulo (23%), Minas (8,5%) e Pernambuco (3,9%).

Perfis em destaque

Em perfis com mais seguidores, nota-se a forte presença de patrocinadores (Coca-Cola; Tik-Tok; Kit-Kat; Heineken), assim como artistas (Luciano Huck; Whindersson Nunes), cantores e bandas (Coldplay; Avril Lavigne; Ivete Sangalo).

Grafo de Menções sobre o Rock In Rio

Destaque para as páginas de notícias, e sobre o mundo do entretenimento, como Tracklist, BCharts, Rapmais e Veja, com anúncio de bandas, artistas e notícias.

Nota-se como destaque de interação as redes do Rock in Rio e Globo Play, que fez a cobertura e divulgação do evento.

O show de última hora da Juliette também causou forte comoção nas redes sociais da cantora, que arrastou uma multidão de fãs graças à sua participação. 

compartilhe:
Torabit

Publicado no dia 13 de setembro de 2022