Fim da temporada de House Of The Dragon

Com 10 episódios, a primeira temporada de House of the Dragon chegou ao fim. A série da HBO, derivada de Game of Thrones, chocou os fãs com os últimos acontecimentos, responsáveis por dar início oficial à guerra entre os verdes e os pretos.

O barulho dos fãs foi tanto que, na segunda-feira, o assunto ficou por horas nos Trending Topics do Twitter. A série é uma das mais comentadas nas redes, nos últimos tempos. Os comentários variam entre elogios, teorias, discussões sobre os acontecimentos e tristeza pela demora de 2 anos para o lançamento da 2ª temporada.

#Todasasflores

A nova novela “Todas as Flores”, do Globoplay, tem chamado a atenção dos internautas. Nesta semana, #todasasflores entrou nos Trending Topics do Twitter, demonstrando a boa recepção do público.  

A obra é de João Emanuel Carneiro e conta com muito suspense, romance e vingança. Nas redes, foi comentado pelos fãs que a novela deveria ser transmitida em TV aberta, como havia sido planejado, mas acabou ficando apenas no streaming do canal. 

Elon Musk finaliza a compra do Twitter

Nesta quarta-feira (27), o bilionário Elon Musk finalizou a compra da rede social Twitter. Foram 6 meses de negociação, desistência e processos judiciais.

Em março de 2022, Musk disse em sua conta do Twitter que cogitava criar uma rede social para “promover a liberdade de expressão”. 

Em abril, ele se tornou o maior acionista individual da empresa, foi indicado como membro do conselho de diretores do Twitter, mas dias depois desistiu da posição. Ainda no mesmo mês, Elon Musk fez uma oferta de compra da rede social por mais de US $44 bilhões, aceita dias depois.

Após argumentos sobre a taxa de perfis fakes e análise por amostragem, o empresário, em maio, desistiu de usar empréstimos que estariam vinculados às suas ações da montadora Tesla como garantia para financiar a compra do Twitter. 

Então, acionistas do Twitter processam Elon Musk, acusando-o de manipular o mercado para ter margem de negociação de desconto. Musk desistiu do acordo e, em junho, o Twitter o processou por violação de contrato. 

Algumas negociações depois, a venda da rede social foi finalizada. Como primeiras medidas, Musk demitiu o presidente-executivo, Parag Agrawal, o diretor financeiro, Ned Segal, e o chefe de assuntos jurídicos, Vijaya Gadde.

O que esperar das urnas no domingo segundo as redes sociais

Se o comportamento dos brasileiros nas redes sociais for parâmetro para indicar tendência do eleitorado, então tudo indica que Luiz Inácio Lula da Silva ganhará as eleições no próximo domingo. É o que mostra a análise da plataforma de monitoramento digital TORABIT.

Quais razões indicam esta tendência?

Pautas do segundo turno – Mal as urnas do primeiro turno tinham sido apuradas e o “mood” nas redes sociais já apontava uma disputa muito mais quente do que a da primeira fase das eleições. Na disputa de pautas que viralizaram nas redes, Lula saiu vitorioso. Foram 42 acontecimentos positivos para Lula contra 21 para Jair Bolsonaro. O dobro. Muitas das pautas que o bolsonarismo criou viraram contra o próprio Bolsonaro nas redes. 1 x 0 para Lula.

Quantidade – Ambos os candidatos praticamente empatam na quantidade de menções no mês de outubro: 32,3 milhões para Bolsonaro e 32 milhões para Lula. Se a maior quantidade de menções significasse votos, então Bolsonaro estaria na frente, mas nas redes a máxima de falem bem ou falem mal mas falem de mim não funciona muito bem. 1 x 1. 

Sentimento – Ambos apresentaram maior sentimento negativo em relação às campanhas. Bolsonaro com 40,6% de menções negativas no mês e Lula com 37,6%. No entanto, Lula apresentou melhor percentual de sentimento positivo: 32,6% contra 29,9% de Bolsonaro. E Lula têm indicadores de sentimento melhores na véspera do debate na Globo e na antevéspera da eleição. O gráfico de sentimento mensal mostra a clara vantagem de Lula no decorrer da campanha no segundo turno. E a taxa diária de sentimento positivo pode indicar melhor recepção nas urnas. 2 x 1 para Lula.

Engajamento – A taxa de engajamento do Torabit mede o quanto cada perfil produz de conteúdo versus o aproveitamento dos seguidores desta oferta. Há uma ponderação em relação à ação do usuário – um like vale menos que um comentário que vale menos que um compartilhamento, por exemplo. Imagine que um usuário gasta menos energia quando curte algo do que quando empresta seu perfil para compartilhar um post com um comentário seu, numa tradução mais simples da composição do mecanismo. 

Assim, na taxa média de engajamento durante o segundo turno nas três principais plataformas monitoradas, Twitter, Facebook e Instagram – a plataforma do YouTube não permite esta medição, Lula se manteve bem na dianteira e cravou o primeiro lugar na média das três plataformas. Então, sua taxa média mensal de engajamento nas três redes fechou em 33,2% contra 18,7% para Bolsonaro. 3 x 1 para Lula. 

Ouvindo os bits das redes, eis aí a provável vitória de Lula.

Gráficos e pautas

Pautas que viralizaram nas redes no segundo turno
Pró BolsonaroPró Lula
Erro nas pesquisas do primeiro turnoBolsonaro na Maçonaria
Lula ligado ao SatanismoBolsonaro Canibal
Lula vai fechar as igrejasApoio de FHC
Lula é a favor do abortoApoio de PDT/Ciro
Apoio do lutador José AldoApoio deTebet
Fake news do vídeo de Marcola afirmando apoio a LulaFúria nordestina após fala de Bolsonaro sobre a taxa de analfabetismo do nordeste
Fake News da declaração de Mara Gabrilli associando o assassinato de Celso Daniel a LulaOrçamento Secreto
Fake News de vídeo de André Valadão relacionando governo de esquerda com notícia de que a Colômbia teria aprovado a união de adultos com menores de 14 anos.“Bolsonaro pode ser o autor do maior esquema de corrupção da história do Brasil”
Lula candidato dos presídiosApoio do Goleiro Bruno para Bolsonaro
Apoio de ZemaRepercussão do vídeo no qual Tarcísio de Freitas em debate assume que verbas da educação e da saúde foram cortadas e repassadas ao Orçamento Secreto
Fake News CPXLuciano Huck aparece de vermelho em programa e gera discussão nas redes
Censura a partir da remoção de vídeo do veículo Brasil ParaleloCampanha de Lula na Praça da Independência, em Belo Horizonte
Debate BandBolsolão do Asfalto
Vídeo de Lula grosseiro com assessoresApoio Kátia Abreu
Tiroteio em ParaisópolisApoio Emicida
Apoio de cantores  sertanejosNikolas Ferreira, deputado bolsonarista, vítima de fake news com vídeo íntimo
Popó, José Aldo, Cris Cyborg e Royce Gracie se juntam a sertanejos e declaram apoio a Bolsonaro.Notícia de que Lula irá isentar Imposto de Renda para quem ganha até R$5.000
Fake News – O pastor André Valadão diz ter sido obrigado pelo TSE a se retratar por declarações contra Lula. Entretanto, o TSE não emitiu esta decisãoAto de Lula em Belford Roxo e Complexo do Alemão
Podcast Inteligência LtdaIda de Bolsonaro a Aparecida do Norte
Sabatina de Bolsonaro no SBTFake News CPX
Super Live da LiberdadeAto esvaziado de Bolsonaro em Recife 
Prisões envolvendo orçamento secreto
Ato de Lula em Recife
“Pintou um clima”
Apoio de Amoedo
Bolsonaro odeia pobres – live de Janones
Bolsonaro pervertido
Apoio Ivete Sangalo
Debate Band
Apoio de Moro para Bolsonaro
Bolsonaro elogia o ditador paraguaio Stroessner
Lula no Flow
Apoio de Angélica Huck
Carta para evangélicos
TSE desmonetiza Brasil Paralelo e intima Carlos Bolsonaro por fake News
Plano de Paulo Guedes para desvincular o salário mínimo de aumento
As agendas de Lula em Minas junto a Marina Silva e Simone Tebet
Roberto Jefferson
DL Show
Rádios Nordeste/Inserções
Possível posse de celular de  Bebiano por Janones
Proposta de adiamento das eleições
Aniversário de Lula

Sentimento positivo nas redes ao longo do segundo turno

Fonte: TORABIT

Sentimento negativo nas redes ao longo do segundo turno

Fonte: TORABIT

Taxa média de engajamento

Fonte: TORABIT

compartilhe:
Torabit

Publicado no dia 28 de outubro de 2022