Com o dia da votação chegando, nas redes só se fala do último debate presidencial na Globo. Os participantes foram: Lula, Bolsonaro, Ciro Gomes, Simone Tebet, Soraya Thronicke, Felipe D’Avila, e padre Kelmon.
O debate, que teve momentos tensos, foi muito comentado por ter mais disputas (houve quem falou em baixarias) entre adversários do que discussões sobre propostas de governo.
O TORABIT analisou mais de 4 milhões de menções (exatas 4.018.834) nas redes sociais entre as 20h do dia 29 e as 8h do dia 30 de setembro sobre o último debate presidencial.
O público masculino foi responsável por 55.6% das menções, as mulheres por 44%. Os estados de SP (24%), RJ (21%), MG (8.2%), PE (4,8%) e RS (47%) formam os cinco onde mais se conversou nas redes sobre o debate.
Lula teve mais de 1,8 milhão das menções e foi o candidato mais falado, Bolsonaro, em seguida, com 1,2 milhão de menções foi o segundo.
Dos quatro candidatos melhor colocados nas pesquisas de intenções de votos e também nas redes sociais, que participaram do debate, Bolsonaro foi quem teve mais menções positivas, 31%.
Lula, muito atacado no debate e também nas redes pelos apoiadores do governo foi o campeão de menções negativas 39%.
Corrupção foi o tema mais mencionado nas redes no período analisado. Família, Segurança e Cultura, nesta ordem, foram os mais abordados na sequência.
A hashtasg #DebateNaGlobo entrou em primeiro lugar nos assuntos mais comentados do Twitter às 23h de ontem e ficou até às 4h de hoje, sexta-feira.
Nesta semana, a ex-casal Bruna Marquezine e Neymar entraram para o trending topics do twitter ao postarem apoio para diferentes candidatos à presidência.
Bruna postou um vídeo fazendo o “L”, em apoio a Lula e, horas depois, Neymar fez um post dançando, fazendo o sinal 22 com os dedos, em apoio a Bolsonaro.
Ambos receberam apoios e críticas pelas posições políticas. Nesta sexta-feira (30), Neymar falou sobre as críticas que tem recebido: “Falam em democracia, mas quando alguém tem uma opinião diferente é atacado pelas próprias pessoas que falam em democracia. Vai entender”.
Após a declaração de apoio ao atual presidente, Neymar esteve presente 81 vezes nos Trending Topics do Twitter, das 18h de ontem até às 8h desta sexta e ficou em primeiro lugar nos assuntos mais comentados do Twitter das 18h às 22h.
Bruna esteve 95 vezes nos TTs no período. O vídeo da atriz com o “L” viralizou e a colocou nos TTs Mundo, entre 18h e 22h.
Após 5 anos de hiato, a banda Paramore lança novo single “This is Why” e anuncia a data do próximo álbum (10 de fevereiro de 2023), que leva o mesmo nome.
O site oficial do Paramore anunciou que ainda neste ano será lançado mais dois singles: “Leave The House” em 2 de outubro e “Tonight” em 3 de novembro.
A banda se formou em 2004, com uma pegada pop-punk e fez sucesso até 2017, quando entrou em hiato.
Nesta semana, uma suspeita de golpe envolvendo entrega de marmitas viralizou no Twitter. O caso que está sendo nomeado como “marmitagate” é sobre um projeto social em Blumenau, que visava levantar doações para distribuir marmitas para pessoas em situação de rua e famílias passando por necessidades.
Alguns internautas começaram a questionar o projeto e pedir prestação de contas. Ao suspeitarem do golpe, foi feito um levantamento de postagens e informações que levaram o caso a ser investigado pela Polícia Civil.
Eduarda Poleza criou contas nas redes sociais para divulgar o projeto “Absorvendo Necessidades”, que tinha como objetivo distribuir absorventes para mulheres em situação de rua. Ela também criou o projeto “Alimentando Necessidades”, que passou a ter mais visibilidade após divulgar uma “doação de carne estragada”.
O projeto de distribuição de marmitas seria coordenado por outra jovem chamada Thamara, mas que na verdade era a Eduarda Poleza.
Os projetos arrecadaram dezenas de milhares de reais. Quando os internautas questionaram o uso do dinheiro e pediram provas, Eduarda postou uma foto de marmita, porém descobriu-se que não passava de uma montagem.
A prefeitura de Blumenau afirmou que não tem registro do projeto e também não repassou recursos ao mesmo. O caso ainda está sendo investigado.
Publicado no dia 30 de setembro de 2022