Em 11 de agosto é comemorado o Dia do Estudante, desde 1827, com a inauguração do primeiro curso de ensino superior no Brasil.
Com isso, o TORABIT desenvolveu um estudo sobre as temáticas relacionadas a faculdade, vestibular e ENEM, com o objetivo de entender as expectativas dos estudantes neste período tão importante.
Foram monitoradas 434.777 menções nas principais redes sociais, entre os dias 26/07 a 09/08. Foi analisado o sentimento geral das menções, cursos mais citados E assuntos mais abordados.
O desânimo com a volta às aulas, a rotina puxada de estudos e a descrença no mercado profissional representaram, no período analisado, 49% das menções coletadas.
Apesar do desânimo, o jovem brasileiro leva sua rotina de estudo com bom humor. Cerca de 26% das interações nas redes foram em tom de piada.
Os memes e menções de humor que mais se destacaram foram sobre os atrasos no Prouni para liberar os resultados e a rotina de estudos com a faculdade. Percebe-se também ansiedade com a divulgação das informações sobre os processos seletivos e com a aproximação do ENEM (13%).
Notícias e informações relacionadas ao universo da educação também formam posts compartilhados entre os estudantes, representando 12% das menções. Aulas online, divulgação de materiais de apoio e informações sobre universidades são assuntos de interesse entre os estudantes nas redes sociais.
Quando se analisa as principais preocupações sobre o futuro dos estudantes, o ENEM fica em destaque, representando 50% das menções.
Isso porque o exame é utilizado como complemento da nota de muitos vestibulares, além de ser também um recurso utilizado por universidades particulares em processos seletivos.
Na sequência, há a questão da dupla jornada (18,5%), que é a realidade de muitos brasileiros que precisam trabalhar para ajudar a pagar os estudos e manter a casa.
A rotina exaustiva é tema de muitas interações que demonstram desânimo e relatos de jovens pensando em abandonar os estudos para focar apenas no trabalho.
Cursinho (17%) e Vestibular (14%), também são temáticas presentes entre os estudantes. Em relação às menções sobre cursinho, o destaque vai para as críticas sociais.
É muito abordado a diferença de oportunidades entre jovens pobres e jovens da classe média e alta.
Já sobre vestibular, os comentários falam sobre o processo seletivo, datas de inscrições e métodos de estudo.
No período analisado os cursos de Direito e Medicina foram os mais mencionados nas redes sociais. Além dos comentários cotidianos sobre carreira destacam-se também a influência do cenário político brasileiro que movimentou a temática nos últimos dias.
Sobre o curso de Direito, a predominância dos comentários teve relação com o manifesto “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito!” liderado pela Faculdade de Direito da USP em resposta aos ataques às urnas eletrônicas feitos pelo presidente Bolsonaro.
Já em relação ao curso de Medicina, as menções demonstram o desejo dos estudantes de se tornarem médicos e as dificuldades de se conseguir uma vaga para cursar a faculdade.
Destaca-se o compartilhamento de uma publicação do candidato à presidência, Lula, no qual ele divulgou um depoimento de um garoto, de 13 anos, sobre a esperança de entrar na universidade.
Também gerou grande repercussão uma publicação do presidente Bolsonaro sobre a oferta de bolsas do ProUni, incentivadas pela alteração no programa.
Sobre os demais cursos citados no período, o destaque ficou com os cursos de Jornalismo (4,3%), Psicologia (4,1%), Arquitetura (3,2%), Engenharia (3,2%) e Economia (3,1%). Esse cenário mostra que a escolha das profissões no Brasil permanece entre os cursos tradicionais.
Com a nuvem de palavras pode-se ver que as menções sobre fazer uma faculdade dominam as redes sociais quando a temática é educação.
Os termos em destaque são: enem, participar, Prouni, cursinho, tempo, escola, estudar, dinheiro, pública etc. Eles dizem muito sobre a vida do estudante e como ele está pensando no futuro.
Entre as principais hashtags há: #vestibular, #enem, #estudante, #estudos, #prouni, #licenciatura, #estudar.
Jornais e sites de mídia foram os veículos com mais seguidores a comentarem sobre o tema, muito graças ao manifesto “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito!” feito pela Faculdade de Direito da USP.
Nos perfis que geraram mais engajamento estão, principalmente, perfis de usuário comuns mas que viralizaram após publicarem mensagens de humor.
Quanto às pessoas que fizeram publicações nesta temática, a predominância é de mulheres (63,3%). As menções vieram do Brasil todo, com maior volume no estado de São Paulo (21%), seguido por Rio de Janeiro (18,9%) e Minas Gerais (9,5%).
O horário de pico das menções é às 18h, 19h e 22h.
O grafo de menções mostra as postagens que mais viralizaram, sendo a maioria críticas e memes sobre a rotina de estudos e processo de vestibular.
Publicado no dia 11 de agosto de 2022