O tema Cultura não é assunto de grande interesse quando se fala em eleições no Brasil – seja entre os usuários das redes sociais seja entre os presidenciáveis. No entanto, o tema desabrochou nos primeiros dias de setembro por conta do incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro.
No mês de agosto, o assunto mais comentado no universo eleição, foi o da Corrupção – conforme análise de 1,8 milhão de menções capturadas pelo Torabit. As menções sobre Corrupção foram responsáveis por 17,8% das menções analisadas e divididas em 12 assuntos principais.
Os assuntos Economia (16,3%) e Segurança (15,8%), bem próximos, ficam em segundo e terceiro lugar. É de se notar que o tema Cultura foi responsável por apenas 0,7% das menções, antecedido pelos temas Educação (8,5%), Saúde (8,4%), Reformas (6,6%), Emprego (5,3%), Habitação (3,9%), Transportes (3,2%) e Religião 2,5%.
Esta situação mudou quando analisados posts do universo eleições pós incêndio no Museu Nacional. No dia 2 de setembro, dia do incêndio, e no dia seguinte, o assunto Cultura associado às eleições pulou de 0,7% para uma participação de 34,8%. No entanto, a situação começa a voltar à “normalidade” quando se compara as menções à Cultura do dia do incêndio dia até esta quinta-feira, 6 de setembro. Elas voltaram a diminuir e formam apenas 3,6% no universo da eleição.
Nas redes sociais específicas dos candidatos (somando-se Facebook, Twitter e Instagram), as menções sobre Cultura eram nulas no mês de agosto de forma geral, mas depois de incensadas pelo incêndio apareceram nos canais dos presidenciáveis, Alvaro Dias que teve zero menções à cultura em agosto, postou 23 vezes depois do dia 2. Veja abaixo o antes e depois dos candidatos:
Álvaro Dias: 0 antes e 23 depois
Geraldo Alckmin: 2 antes, e 3 depois
Jarir Bolsonaro: 0 antes, e 2 depois
Guilherme Boulos: 0 antes, e 17 depois
Ciro Gomes: 0 antes, e 1 depois
João Amoedo: 0 antes, 3 depois
Fernando Haddad: 0 antes, e 2 depois
Marina Silva: 0 antes, e 5 depois
Henrique Meirelles: 0 antes, e 2 depois
Cabo Daciolo: 0 antes, 0 depois
Publicado no dia 7 de setembro de 2018