Assim que se encerrou o julgamento do ex-presidente Lula, encerrou-se também o monitoramento que o Torabit fez durante o dia 24 de janeiro em volta do julgamento. Foram 143.436 mil menções sobre o julgamento nas redes sociais até as 18h.
As redes apontaram 36% de menções negativas e 21,8% de apoio ao ex-presidente. 42,2% das menções foram neutras, em sua maioria de compartilhamento de notícias sem juízo de valor.
Os cinco estados que mais postaram sobre o termo foram: SP com 24,5%, RJ com 19,2%, MG com 9,6%, RS com 6,2% e DF com 4,5%.
Das mais de 140 mil menções analisadas os homens participaram mais que as mulheres: 65% x 36%.
Nuvem de termos
As palavras que tiveram maior frequência junto ao tema nestas dez horas de monitoramento foram “julgamento” e “Gebran” (desembargador que falou por mais de 3 horas no julgamento), conforme mostra a nuvem abaixo. O tamanho da palavra é proporcional à sua frequência no universo pesquisado.
Grafo de conexões
O assunto foi discutido nas redes por pessoas de todos os tipos e não ficou restrito só à militância, como mostra o grafo abaixo. Cada pontinho é uma pessoa que falou sobre o tema. Em momentos políticos, é comum ver este grafo polarizado, claramente dividido entre dois lados. Diferente, este demonstra o quão descentralizado foi o movimento em torno do julgamento do ex-presidente.
Crescendo
Lula chegou aos 3.110.000 mil fãs no Facebook exatamente às 18 horas de hoje (24/1), ou seja, vai ganhar mais de nove mil fãs em único dia uma vez que estava com 101 mil fãs na terça-feira (23/1).
No mundo
A hashtag #TRF4 ficou em primeiro lugar no ranking de assuntos mais falados do Twitter Mundo das 11h até às 13h.
A hashtag #Molusconacadeia ficou em primeiro lugar no ranking de assuntos mais falados do Twitter Mundo às 14h, 15h, 17h e 18h
Excetuando-se os perfis de mídia no Twitter, quem mais alcançou seguidores com um post sobre o tema foi o da ex-presidente argentina com alcance potencial de mais de 5 milhões de pessoas.
“Cristina Kirchner @CFKArgentina
5349110 seguidores
Acompañamos a Lula y al pueblo de Brasil. #JusticiaPorLula @LulapeloBrasil
https://t.co/Y”