fbpx

100 dias depois chega ao fim mais uma edição do Big Brother Brasil. Durante esse período, o Torabit, monitorou o que a opinião pública falou sobre o programa nas redes. 

Foram mais de 23 milhões de menções analisadas. 

As mulheres foram as que mais falaram, 66.5% dos posts vieram delas, 

Rio de Janeiro foi o estado que mais produziu menções nas redes sobre a casa mais vigiada do Brasil com 26.7% do total. Seguiu-se São Paulo com 22.2%, Minas com 7.2%, Bahia com 5% e Pernambuco com 4.6%. 

Como se trata de um programa noturno – quase de madrugada em alguns dias – o horário que os usuários mais comentavam sobre o BBB ficou entre 23h e 00h, mas durante o dia no horário do almoço teve picos entre 12h e 14 horas.

Volume de postagens nas redes ao longo do programa

No geral, nas madrugadas de paredão (terça para quarta) e dias de eliminação (domingo para segunda), vê-se maior movimentação nas redes sociais.

O volume de postagens foi diminuindo ao longo dos cem dias. A saída da participante Jade Picon, rendeu o segundo maior paredão da história do BBB, com 698 milhões de votos (08/03). A audiência do programa enfrentou uma queda (recuperada em parte posteriormente) duas semanas após a saída de Jade, com a eliminação da Laís Caldas (dia 22/03) e com a formação do paredão de Lucas (27/04). Mas o programa enfrentou sua maior queda de audiência após a eliminação da última mulher da casa, Jessilane (15/04).

Participantes

Arthur Aguiar foi o participante com mais menções, 21,6% das menções tinham o nome dele, seguido de Jade Picon com 18.2% e Pedro Scooby com 9.4%.

Assuntos e marcas

O assunto “paredão” foi o que engajou mais o público nas redes, depois as “provas” e, em terceiro, o assunto “líder”. A marca mais citada foi Americanas, seguida pela 99 – principalmente por postagens ligadas ao acidente do participante Rodrigo Mussi. Em seguida aparecem Avon, PicPay e a marca de embutidos Seara, que fecha o top5 de marcas.

Hashtags

#bbb22, #bbb, #redebbb, #bbb2022, #arthuraguiar, #jadepicon, #foraarthur, #forajade, #bigbrother, #teamarthur, #brasil, #teamjade, #forajessi, #foragustavo, #forascooby, #provadolider, #foralais, #ficaarthur e #naiaraazevedo são as 20 “palavras de ordem” mais usadas pelos usuários

Sentimento

O Torabit também fez o acompanhamento da saúde dos participantes nas redes sociais, o que significa que acompanhou tudo o que de positivo, negativo e neutro (sem juízo de valor) foi falado sobre cada um. Com base nestes dados, em cada paredão o Torabit fazia uma previsão de quem sairia. Foram 17 paredões com 14 acertos e apenas três erros na previsibilidade. 

Os erros se deram porque o sentimento negativo em torno de Arthur Aguiar ou de Eliezer levou ao engano. Nessas votações, não bastou as pessoas não gostarem da pessoa em questão, o que valeu mesmo foi a torcida do participante fazendo os chamados mutirões por votos e que, nestes três casos, acabaram se sobrepondo ao sentimento real expresso pelos usuários.

Real time

O público também teve acesso, durante toda a edição, a um cockpit em tempo real com o resumo das redes falando sobre o BBB.

https://sheldon.torabit.com.br/cockpit/cockpit.py?token=eB2zPcdWM8

Desempenho e engajamento nos perfis oficiais

Twitter

Arthur Aguiar iniciou o programa sendo o brother com mais seguidores no Twitter e terminou sendo o brother que mais ganhou seguidores no Twitter também. De 1,6 milhões de seguidores, ele pulou para 2.1 milhões, um ganho de 546 mil do início ao fim do programa.

Paulo André também é destaque no Twitter. O Brother iniciou o programa com apenas 85 mil seguidores, na 13º posição, e nesta terça-feira, com 579 mil, é o segundo brother a mais ganhar seguidores na rede e o 7º maior perfil no Twitter entre os brothers.

Linn da Quebrada é outro destaque do Twitter. A sister, que iniciou o programa com 379 mil, terminou com 778 mil, ganhou 399 mil seguidores no período. De 6º perfil com mais seguidores agora é o 3º do grupo de 2022. Termina a jornada na frente de Tiago Abravanel e da Brunna Gonçalves

Jade se manteve estável. Era o segundo maior perfil em número de seguidores no início do programa e termina sendo o segundo com mais número de seguidores também. Ganhou ao todo 347 mil durante o programa e fechou a conta com 940.488 – quase um milhão.

Instagram

Paulo André é o perfil que mais ganhou seguidores no Instagram durante o programa. De 1,2 milhões foi para 7,6 milhões, um ganho de 6,4 milhões. É o terceiro maior perfil no Instagram, ficando atrás somente de Arthur Aguiar e de Jade Picon. 

Jade iniciou o programa sendo a sister com mais seguidores no Instagram (16 milhões) e terminou sendo a participante com mais seguidores no Instagram também (19,9 milhões). Ao longo da edição, a sister ganhou 3,8 milhões de seguidores. 

Arthur foi o segundo brother que mais ganhou seguidores no Instagram durante a edição, de 8,4 milhões foi para 13,2 milhões, um ganho de 4,7 milhões, sendo o segundo maior perfil em quantidade total de seguidores, atrás da Jade e na frente de Paulo André. 

Pedro Scooby foi o 4º Brother a ganhar mais seguidores no Instagram, de 2,7 milhões foi para 6 milhões, um ganho de 3,2 milhões. 

Pior desempenho

Lais Caldas foi a Sister com o pior desempenho nas redes sociais durante o programa. A participante foi a que menos conquistou seguidores no Twitter (24 mil seguidores ganhos) e a que menos ganhou seguidores no Instagram (446 mil seguidores ganhos). Entre os participantes, foi também a última em quantidade de seguidores em ambas as redes. No Twitter, ela possui 42 mil seguidores, e no Instagram 935 mil.

compartilhe:
Torabit

Publicado no dia 27 de abril de 2022